Estratégia de Bill Miller Para Superar o Mercado
|

Estratégia de Bill Miller Para Superar o Mercado

Veja como escolher boas ações de acordo com o lendário gestor, Bill Miller.

Por
Atualizado em 11/03/2021

Ícone do investimento em valor, Bill Miller diz que os investidores não devem apenas comprar empresas baratas. As ações devem ser avaliadas pelo valor do negócio subjacente para que possam realmente ter retornos decentes.

Os grandes investidores de sucesso têm estratégias de investimento próprias que os diferenciam do resto. Porém, uma parte de peso desses investidores segue uma única filosofia: o value investing.

Nomes como Benjamin Graham, Warren Buffett, Charlie Munger, Peter Lynch, Ray Dalio e Bill Miller são alguns desses cérebros.

Bill Miller não é um investidor de valor típico. Ele sempre foi conhecido como um pensador original.

Segundo ele, seu PhD em filosofia na Universidade Johns Hopkins também o ajudou no mundo profissional.

“Isso me ensinou o pensamento crítico e a análise que são essenciais para o que faço no negócio de investimentos”, disse Miller.

Conhecido por seu histórico fenomenal como gerente do Legg Mason Value Fund ao bater o índice S&P 500 por 15 anos consecutivos, o estilo de seleção de ações de Miller desafia a sabedoria convencional.

Para ele, o segredo do seu sucesso é uma combinação de habilidade e sorte

Sorte de trabalhar na Legg Mason em uma época onde tinha total liberdade para fazer o que considerava o certo.

E habilidade em testar novas abordagens de investimento e encontrar ações de boas empresas com uma boa margem de segurança. 

“Não permito que o preço das ações de uma empresa me confunda sobre os fundamentos de uma empresa”. 

No livro “The Man Who Beats S & P”, Janet Lowe explora as estratégias vencedoras de Bill Miller para procurar empresas subvalorizadas e que possam dar bons retornos.

Princípios de investimento de Bill Miller

Bill Miller é um investidor de valor que pega o conceito clássico de value investing e recapitula para o século XXI.

Segundo Miller, “o valor de qualquer patrimônio depende do futuro, não do passado.” 

Por isso, valoriza os negócios, não apenas as ações, e investe neles a longo prazo.

É também um contrarian, pois acredita que um desempenho diferenciado requer acreditar em algo diferente do que o mercado acredita, mas para isso é preciso estar certo.

Miller lista cinco princípios de investimento que podem ajudar os investidores a gerar bons retornos por um longo período de tempo. São eles:

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Avaliação

Como qualquer investidor em valor, Miller começa selecionando ações com múltiplos de preço baixo, mas só isso não determina se uma ação tem um bom valor.

Miller diz que os investidores devem olhar para uma oportunidade de investimento explorando uma combinação de fundamentos, estratégia, pares, gestão e alocação de capital para determinar quanto vale um negócio.

Ele também calcula o valor justo de uma empresa e compara com o preço atual e com outras empresas do mesmo nível.

Investe quando acredita que o valor da empresa é significativamente maior do que o preço atual.

Também sente que os investidores precisam traduzir os preços de mercado observáveis ​​em expectativas para fundamentos específicos e determinar se essas expectativas são razoáveis.

Arbitragem de tempo

Para Miller, os investidores estão cada vez mais adotando uma visão de curto prazo e negociando ações com um horizonte de tempo pequeno, como trimestre a trimestre.

A dica do investidor é investir com um horizonte de tempo mais longo, pois isso desempenha um papel significativo na obtenção de uma vantagem competitiva.

Por isso, concentra-se em fatores que acredita serem centrais para o desempenho de longo prazo de todo o processo.

Ao analisar empresas, pensa cuidadosamente sobre o que as equipes de gestão estão fazendo com o capital de seus acionistas.

Analisa os dados de mercado e permanece paciente nas oscilações de curto prazo.

Contrarian

Para fazer bons investimentos, os investidores devem procurar oportunidades durante períodos de incerteza, normalmente investindo em negócios, indústrias e setores que estão em desacordo com o sentimento atual do mercado.

Segundo ele, existem três fontes para ganhar vantagem nos mercados: informação, análise e comportamento.

Destes, o comportamento é o mais duradouro, pois os humanos tendem a reagir emocionalmente, especialmente durante tempos anormais e voláteis.

Portanto, ele sente que as melhores oportunidades residem quando os mercados estão em estado de pânico.

Não tradicional

Miller acredita que a curiosidade intelectual, o pensamento adaptativo e a criatividade são partes importantes de um processo de investimento.

Para ficar um passo à frente, os investidores precisam se manter atualizados com vários recursos não tradicionais, incluindo periódicos acadêmicos e literários.

Ele acredita que a incorporação de informações não tradicionais na pesquisa e no processo permite que os investidores vejam os negócios e situações de perspectivas que outros não podem.

Flexibilidade

Para ele, as restrições quase sempre  impedem soluções. Por isso, Miller não mantém uma estratégia de investimento fixa, mas sim, procura adaptá-la de acordo com as circunstâncias.

Banner will be placed here

Como obter retornos superiores

De acordo com Miller, para obter melhores retornos, os investidores precisam avaliar as informações de forma diferente.

“Quer você faça um investimento ou uma recomendação de investimento, o resultado será apenas ruído, a menos que seja baseado na diferença entre o que você espera e o que o mercado espera”, disse ele. 

Miller acredita que os investidores devem olhar apenas para retornos e lucros futuros, pois a única informação que pode ser derivada de resultados anteriores é a probabilidade de eles sugerirem resultados futuros.

Como Janet Lowe o define em seu livro “The Man Who Beats the S&P: Investing with Bill Miller”, suas técnicas de investimento combinam diferentes características de grandes investidores de valor.

“Como o purista Graham , Miller ignora os humores inconstantes do infame Sr. Mercado. Como o ícone de valor Buffett , Miller busca o valor da franquia. Essa é uma das características de que ele gosta na Amazon.com. Como John Burr Williams , Miller está disposto a fazer previsões quando calcula os números. Ao mesmo tempo, ele acredita que os números não são suficientes para lhe dizer tudo o que você precisa saber antes de ligar para a sua corretora e fazer um pedido de compra de ações. Como Charlie Munger , Miller procura ideias de investimento em todos os lugares. ”

Em geral, Miller compra um título com uma margem de segurança significativa e o mantém a longo prazo com baixo giro do portfólio.

Mas existem três coisas que distinguem Miller como um dos maiores:

1.   Foco no fluxo de caixa livre

2.   Redução do custo médio do investimento

3.   Explorar a ineficiência do mercado

Como Selecionar as Melhores Ações? Baixe Grátis o Checklist dos 5 Critérios Analisar uma Ação.

Fluxo de caixa livre

De acordo com Miller, o rendimento do fluxo de caixa livre mais o crescimento de uma empresa fornece uma orientação para o retorno esperado de uma ação.

O crescimento nem sempre precisa criar valor para uma empresa crescer, mas se não gerar receita além do custo de capital, esse crescimento destrói o valor.

“O valor de qualquer investimento é o valor presente dos fluxos de caixa livres futuros, então isso é, em última análise, da maior importância para nós . É importante observar que nem sempre o crescimento cria valor. Uma empresa pode crescer, mas se não ganhar acima do custo de capital, esse crescimento destrói valor. Para que o crescimento crie valor, uma empresa deve obter retornos acima de seu custo de capital. ”

“Embora usemos todas as métricas de avaliação com base na contabilidade tradicional, como relações entre preço e lucro, fluxo de caixa, fluxo de caixa livre, valor contábil, valores de mercado privado, etc., vamos muito além disso ao tentar avaliar a longo prazo potencial de fluxo de caixa livre da empresa, analisando coisas como seu modelo econômico de longo prazo, a qualidade dos ativos, gestão e registro de alocação de capital. Também consideramos uma variedade de cenários. Empiricamente, o rendimento do fluxo de caixa livre é a métrica mais útil . Se uma empresa está ganhando acima de seu custo de capital, o rendimento do fluxo de caixa livre mais o crescimento é um bom indicador aproximado para o retorno anual esperado.”

Redução do custo médio do investimento

Miller diz que ninguém, a não ser os mentirosos, compra por baixo e vende por cima. 

Portanto, ele acha que, quando os investidores têm a oportunidade de reduzir os custos médios, eles deveriam.

Miller acredita que os investidores devem esperar que os preços das ações caiam no curto prazo. 

Isso pode diminuir o custo médio e é muito benéfico quando o preço das ações subir nos próximos anos.

Explorar as ineficiências do mercado

Miller diz que existem duas ineficiências que os investidores podem explorar para superar o mercado.

A primeira está relacionada ao humor do Sr. Mercado, que leva os investidores a reagir de forma exagerada às notícias, tanto boas quanto ruins.

A segunda é com relação à informação insuficiente para tomar uma decisão acertada.

Ele também acha que os investidores devem se esforçar para tirar vantagem dos vieses comportamentais que podem enganar os investidores.

Isso inclui o excesso de confiança, reação exagerada aos movimentos de curto prazo, aversão a perdas de investimento, foco em dados imprecisos ou irrelevantes e o efeito manada que faz com que os investidores sigam uns aos outros, ignorando a objetividade e a racionalidade.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Momento certo para vender uma ação

Miller sugere aos investidores que vendam suas ações apenas por três razões principais:

1. Quando uma empresa atinge o valor justo;

2. Quando eles encontram um negócio melhor em outro lugar e precisam de capital para investir;

3. Quando sua tese de investimento mudou ou fatores externos fizeram com que a história do investimento não acontecesse conforme o esperado.

Segredo da Riqueza

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE