O que é Estoque?

O estoque é um conjunto de bens que uma empresa armazena a fim de usá-los na produção de sua rotina. Pode-se encontrar desde matéria-prima a itens de manutenção de áreas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para que se possa aumentar a eficiência de uma empresa, inúmeros estudos têm sido feitos para tornar a gestão de estoque algo mais otimizado, principalmente no meio da administração.

A razão principal para isso é a percepção das empresas em relação a este setor o priorizando como parte do plano estratégico e não apenas como um estoque comum.

Pode-se notar essa preocupação principalmente nos almoxarifados, onde inúmeros itens são armazenados e precisam de um cuidado especial para que possam ter uma:

  • Distribuição de cada item;
  • Correta aquisição;
  • Boa manutenção.

Pensar no estoque é extremamente necessário pois engana-se quem acredita que só existe um tipo de estoque que dê conta de todos os projetos.

É preciso pensar em separar cada categoria de acordo com o que ela demanda. Por exemplo, separar os produtos em processo da matéria-prima e do material auxiliar.

Ter essa organização é necessária para fazer com que o gestor tenha uma melhor noção do custo de produção que o estoque proporciona, podendo então ter vantagens financeiras e fiscais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funciona o Estoque?

O estoque funciona de modo bem simples. Pois, a empresa apenas analisará suas necessidades e tentará prever em quantia o que ela precisa para atender a si e aos clientes.

Mas, a ciência por trás dos cálculos de um estoque não é exata. Sendo assim, há a possibilidade de fazer com que as demandas tenham uma completa reviravolta.

O que faz com que pensar em sua gestão se faz imprescindível. Pois comprar muito e deixar o estoque parado, gera despesa para a empresa pelos bens sem retorno.

Fazer a manutenção de um estoque gera gastos, principalmente se o local é grande pois ocupará um espaço maior para se administrar. Alguns dos custos relacionados ao estoque são de:

  • Manutenção;
  • Segurança;
  • Controle.

Esse conceito se relaciona a um lugar em que é necessário realizar a conferência de insumos, da produção e das demandas. Tudo isso de forma que não haja sobras ou faltas.

Ter essa previsão faz não só o estoque rodar mais rápido e a empresa obter mais lucro. Como também oferece uma melhor administração, trazendo melhorias na saúde financeira do negócio.

Do mesmo modo, que ao trazer mais assertividade, fica mais fácil determinar quais setores merecem mais atenção. Ou seja, que necessita de mais investimentos para melhorar seus processos.

Como Planejar e Administrar o Estoque?

Quanto mais produtos um estoque possui, mais complexa é a sua gestão. Portanto é necessário um planejamento e uma administração mais cuidadosa para que nada escape e saia do esperado.

Com tantos fatores diferentes como diversidade de produto, tamanho, formas, funções distintas, entre outras coisas. Alguns critérios foram desenvolvidos para facilitar esse processo, sendo eles:

  • FIFO: o conceito basicamente diz respeito ao produto que primeiro entra e o primeiro que sai, de modo que os itens com mais tempo de estoque devem sair antes;
  • LIFO: se refere ao produto que por último entra e primeiro sai, ao contrário do anterior, aqui o último a entrar é o primeiro a sair;
  • FEFO: enquanto este se refere ao produto que primeiro tiver para expirar, deve ser o primeiro a sair, ou seja, os produtos com validade próxima devem ter consumo mais rápido.

O planejamento de estoque deve ser feito por um gestor qualificado que saiba fazer o controle de diversos departamentos e dosar o que cada um pede.

Por exemplo, no departamento de vendas é preciso ter alta estocagem de produto para não faltar nada ao cliente. Diferente do setor financeiro que visa fluxo de caixa e baixo volume de estoque.

Mas, ter um estoque de segurança pode ser ainda uma medida necessária. Para que a empresa se mantenha segura em relação a demanda do seu mercado.