Identificar a hora certa de vender uma ação na bolsa de valores é sem dúvidas um dos maiores desafios do investidor.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pois, existem inúmeros fatores que influenciam no desempenho das ações e no mercado financeiro de uma forma geral.

O site MarketWatch revelou uma estratégia para identificar a hora certa de vender ações, elaborada por Dhaval Joshi, estrategista-chefe da BCA Research na Europa

Segundo Dhaval Joshi, existe uma correlação entre o prêmio de rendimento das ações, e pontos de reversão na bolsa de valores. 

Esta correlação ajuda os investidores a identificar momentos de reversão no mercado, revelando o momento exato de vender ações.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Leia até o final de descubra a hora certa de vender as ações, segundo Joshi.

Estratégia de Dhaval Joshi

A estratégia elaborada por Dhaval Joshi, tem como base comparar o prêmio de rendimento das ações norte-americanas de tecnologia com o desempenho das ações mundiais no mercado.

De acordo com Dhaval Joshi este prêmio de rendimento é calculado comparando o earnings yield das ações de tecnologia americana com o retorno dos títulos de dívida americano de longo prazo.

Esta correlação é baseada na lógica do custo de oportunidade, aquele rendimento que o investidor abre mão ao escolher ativos de maior rendimento.

Nos Estados Unidos, são utilizados os juros dos títulos públicos americanos de longo prazo (10 anos) como custo de oportunidade.

Dessa forma, se a curva de juros dos títulos públicos americanos apresentar crescimento em relação ao earnings yield das ações, o investimento em ações se torna menos atrativo.

O mesmo acontece ao contrário, se o earnings yield das ações crescem em relação à curva de juros dos títulos públicos americanos, o investimento em ações se torna mais atrativo.

Logo, Dhaval Joshi estabeleceu um limite de 2,25% para identificar os pontos de inflexão no mercado de ações.

Geralmente quando o prêmio de rendimento chega neste percentual, o mercado apresenta reversão.

Desde o início de 2018, uma alta no rendimento dos títulos longos causou arrepios no mercado de ações em quatro ocasiões, gerando grande reversão no mercado de ações.

A primeira delas ocorreu em fevereiro de 2018, quando o prêmio de rendimento chegou nos 2,25%, e posteriormente em outubro de 2018, abril de 2019 e janeiro de 2020, como podemos observar no gráfico:

Gráfico queda ações vs títulos americanos
Gráfico queda ações vs títulos americanos. Fonte:BCA Research.

“Em todas as quatro ocasiões, o ponto de inflexão foi o prêmio de rendimento sobre as ações de tecnologia versus o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos caindo em direção ao seu limite inferior de 2,25%”, diz ele.

O prêmio de rendimento de lucro é o excesso de retorno sobre ações versus títulos.

Hoje, esse prêmio de rendimento está em 2,8%, o que significa que outro aumento de 30 pontos-base no rendimento do título de 10 anos acionaria um novo teste daquele ponto de inflexão.

Como alternativa, um novo teste seria feito se o T-bond permanecesse inalterado e as ações de tecnologia subissem outros 10%.

"Crucialmente, isso significa que a alta de 60% do mercado de ações desde meados de março está atingindo um teste de avaliação de curto prazo", disse Joshi.

Ele afirma que se a lacuna de rendimento de lucros atingir o nível de 2,5% nas próximas semanas, será hora de vender ações.

Ele explica que as avaliações do setor de tecnologia se tornaram extremamente sensíveis às mudanças nos rendimentos dos títulos de 10 anos.

Portanto, para os mercados de ações com alto peso em tecnologia, como nos Estados Unidos, o aumento na valorização de uma queda nos rendimentos dos títulos "mais do que neutralizou" uma queda nos lucros impulsionada pela pandemia.

Nos anos paralelos, para ações de 2018 a 2019, as ações caíram 30% e depois subiram na mesma proporção, porque o múltiplo pago pelos lucros despencou e então disparou naqueles anos, respectivamente.

Gráfico preço vs múltiplo ações setor tecnologia
Gráfico: preço vs múltiplo ações setor tecnologia. Fonte: BCA Research.

“Como o mercado agregado pode atingir o ponto mais alto quando uma terrível praga continua a devastar a economia global?

A resposta simples: por causa dos baixos rendimentos recordes dos títulos.”, diz ele.

O que fazer?

Em primeiro lugar, Joshi aconselha os investidores a “superponderar agressivamente” os T-Bonds em qualquer aumento modesto de rendimento, e sobreponderar as ações da área de saúde versus tecnologia.

Como o limite de rendimento dos rendimentos de tecnologia se aproxima de 2,5%, a diferença de rendimento dos rendimentos do setor de saúde está em atraentes 4,1%, bem abaixo de seu limite inferior de 2%.

E o setor está sendo impulsionado pelos lucros e não por um aumento nas avaliações, observa ele.

Como antecipou Dhaval Joshi, o mercado pode estar novamente em um ponto de reversão, podendo ser a hora certa de realizar o lucro de algumas ações. 

Nos Estados Unidos, a realização de lucros nas ações de tecnologia levou a uma baixa no índice norte-americano Nasdaq nos últimos dias.

A queda do Nasdaq evidencia as baixas das principais ações de tecnologia:

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Ganância no mercado

O Índice de Medo e Ganância (Fear & Greed Index) foi desenvolvido pelo site CNN Business, este índice busca refletir a emoção dos investidores na bolsa de valores.

Ele é composto por 7 indicadores, e sua escala abrange uma escala de 0 a 100, sendo:

  • 0, extremo medo dos investidores no mercado financeiro;
  • 100, extrema ganância dos investidores no mercado financeiro.

No momento o Índice de Medo e Ganância da CNN Business se encontra nos 73 pontos, indicando que os investidores voltaram a ficar gananciosos no mercado.

O indicador de demanda de refúgio seguro do Índice de Medo e Ganância da CNN Business, também evidenciou que as ações superaram os títulos em 5,1 pontos percentuais nos últimos 20 pregões.

Gráfico índice de medo e ganancia CNN business
Gráfico índice de medo e ganancia CNN business. Fonte: BCA Research.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Cautela em Momentos de Euforia

Os momentos de euforia na bolsa de valores levam os investidores a comprar mais ações acreditando que o mercado irá se valorizar ainda mais.

Nesta semana vimos o Ibovespa superar os 107 mil pontos, impulsionado pelo otimismo dos investidores com as notícias positivas de vacinas em desenvolvimento contra o Covid-19.

Todo este otimismo de longo prazo pode estar precificado pelo mercado, podendo levar a uma correção na bolsa de valores brasileira.

“O mercado agora precisa equilibrar o otimismo de longo prazo de ter uma vacina com o problema de curto prazo de uma economia contida”, resume a equipe da empresa sul-africana de gestão de dinheiro Vestact.

Devido este cenário, que exige uma maior cautela dos investidores, é recomendável que o investidor invista de forma prudente, visando sempre a proteção de seus investimentos.

Conclusão

Segundo a estratégia de Dhaval Joshi, o mercado pode estar novamente em um ponto de reversão, exigindo uma maior cautela dos investidores na bolsa de valores.

Entretanto, mesmo em momentos de cautela no mercado, existem diversas oportunidades que podem beneficiar o investidor em um curto e médio prazo.

Acredito que ainda existam grandes oportunidades na bolsa, onde a assimetria preço vs valor justifica a exposição à ativos de maior risco, devido seu alto potencial de valorização e seu baixo risco.

Além das valorizações acima da média que essas ações podem entregar, elas oferecem uma maior segurança ao investidor, sendo excelente neste momento de cautela que o mercado exige.

Para você que deseja investir em ações com alto potencial de retorno e baixo risco de queda, estou com algumas vagas na minha Carteira Jóias da Bolsa, além das recomendações você receberá meu acompanhamento.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.