O que é Estado?

O Estado é um termo utilizado para nomear a organização que administra as instituições que servem para o seu povo. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dentre aqueles que administram as instituições nós temos os políticos e demais trabalhadores públicos.

Muito além dos políticos e até das estatais, o Estado é o conjunto de poderes que tem por objetivo organizar e administrar uma nação.

O Estado é uma instituição complexa e grande com diversas áreas e setores. Para conseguir administrar tudo com certo nível de qualidade e preservando os recursos públicos, o estado conta com as regras e leis.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Estado na Prática

O Estado passou por várias transformações ao longo dos anos e vem se transformando ainda mais.

Nos primórdios, o Estado era uma forma de organizar um povo de uma região. Não havia tantas complexidades na questão do Estado.

Os principais assuntos tratados pelo Estado no início eram vinculados à guerra, alimentação e logística.

No Estado moderno a complexidade aumentou e assuntos relacionados à economia ganharam espaço.

Com a evolução da Economia em questões armamentistas perderem espaço e a economia junto do comércio e da tecnologia ganharam relevância.

Um país rico e com um comércio forte tem mais opções do que um país mais pobre. Sendo que até em situações de guerra, um país mais rico consegue rapidamente unir aliados e expandir seus exércitos.

Por isso, no Estado moderno questões envolvendo tecnologias, economia e comércio são relevantes.

Atualmente, boa parte do mundo vive sob o Estado de direito, onde o Estado funciona através dos políticos que são eleitos por meio do voto do povo.

Desse modo, aqueles que governam emanam a vontade do povo. Para garantir a ordem e democracia, o Estado de direito tem em sua definição a instituições de poderes que vivem em harmonia e servem para auxiliar a administração e o controle da mesma.

No modelo brasileiro, o Estado de direito é representado pelos poderes:

  • Judiciário;
  • Executivo;
  • Legislativo.

Em outros países os poderes são similares ou até iguais. Os três poderes devem trabalhar em harmonia, sendo que não há possibilidade de governar sem que os três poderes estejam em sintonia.

Diferença entre Estado e Governo

O governo é constituído por políticos e demais trabalhadores públicos que são alterados constantemente.

Já o Estado não sofre alterações, sendo que suas leis, regras e definição permanecem conforme os governos surgem e deixam o país.

Algumas características do Estado até podem sofrer alterações conforme os governos vão passando, mas em sua essência o Estado permanece.

Benefícios do Estado

A evolução humana mostra que, no momento, a figura do Estado é algo importante para a condução da vida.

Quando nós temos um Estado, as pessoas têm vários benefícios, que vão desde a educação, segurança e até a saúde.

Em grande parte dos países, o Estado é responsável por oferecer serviços e soluções quando o assunto tange segurança, saúde e educação.

Além disso, o Estado ainda organiza várias outras coisas, como a proibição do consumo de algum item ou serviço, inclusive os incentivos para o desenvolvimento econômico de algum produto ou serviço.

O Estado oferece muitos benefícios às pessoas. É natural que todos esses serviços nem sempre sejam oferecidos na qualidade esperada e exigida pela população.

Isso pode até frustrar muitas pessoas, mas de qualquer forma, o Estado oferece seus benefícios e sem ele, é bem provável que as coisas seriam muito piores.