A investidora Carissa Rawson cansou de perder dinheiro na poupança e começou a investir em ações depois de ver seu irmão alcançar o status de milionário graças a estratégias inteligentes de investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em um artigo para o site Business Insider, Rawson conta que nunca foi de se envolver no mercado de ações e era excessivamente conservadora em seus investimentos.

A norte-americana chegou à maioridade em 2008, quando a Grande Recessão derrubou os preços das moradias e os empregos evaporaram.

Isso a fez ter uma mentalidade financeira de baixo risco e a aplicar seu dinheiro em CDs (certificate of deposit), um tipo de conta de poupança segurada pelo governo norte-americano na qual você investe por um período de tempo especificado em troca de pagamentos de juros mensais predeterminados.

Conforme foi adquirindo conhecimento, começou a entender que esses veículos de investimento, embora seguros, estavam a fazendo perder dinheiro

Então, voltou-se para o setor imobiliário

Ela conta que embora isso tenha lhe proporcionado bons retornos ao longo dos anos, uma experiência ruim com um inquilino a deixou procurando um outro lugar para colocar seus recursos.

Foi então que encontrou as ações.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

'Segui meu irmão no mercado de ações'

Inspirada pela história do seu irmão que aos 32 anos alcançou o status de milionário graças a estratégias inteligentes de finanças pessoais e investimento em ações, ela começou a investir também.

Rawson começou devagar, investindo pouco dinheiro sempre que "sobrava". Também acompanhou tudo o que seu irmão havia feito, pois já sabia que tinha funcionado para ele. 

Seu irmão começou a investir cedo e seu sucesso financeiro foi fruto da combinação de:

  • Boas escolhas de investimento;
  • Estratégias inteligentes de poupança;
  • Abordagem sensata de orçamento, dívida e gerenciamento de retornos.

Com disciplina e tempo, Carissa Rawson também viu seus lucros crescerem

Essa foi uma lição poderosa sobre o funcionamento do mercado de ações. 

"Eu gostaria de ter começado isso antes dos meus 30 anos. Os juros compostos são uma coisa mágica", disse ela ao Insider.

Mesmo tendo iniciado seus investimentos em renda variável, Rawson ainda é avessa ao risco.

Embora tenha investido em algumas ações individuais, têm medo de perder tudo em caso de um colapso.

Por isso, diz que a maior parte do seu dinheiro está em uma variedade de fundos. 

A intenção dos fundos de investimento é diversificar o portfólio para que qualquer perda individual não o afete muito. 

'O mercado caiu, continuei investindo'

Com o mercado de ações caindo constantemente ao longo de 2022, Rawson continuou comprando mais

Mesmo vendo sua carteira em alguns momentos com menos dinheiro do que teria se mantivesse ele na conta corrente, ela aprendeu como o mercado funciona e não se assusta mais.

"[o mercado acionário] Pode ter caído desde o início do ano, mas não vai ficar assim para sempre."

"É por isso que estou colocando o máximo que posso agora, para investir. Enquanto outros entram em pânico e vendem, ou optam por estratégias de investimento menos arriscadas, eu entro no mercado de ações", conclui.

Lição número 1

"À medida que meu portfólio de investimentos cresce, também cresce meu conhecimento sobre como tudo isso funciona. E a lição número 1 que aprendi? Não se trata de cronometrar o mercado, é sobre o tempo no mercado", diz ela.

"Perdi investir nos meus 20 anos, o que é uma chatice, mas ainda sou jovem, (relativamente) saudável e não tenho necessidade imediata desses fundos", completa.

Seu conselho para pessoas como ela

"Não afirmo saber tudo sobre o mercado de ações, mas aprendi algumas coisas desde que comecei tudo isso. Meu conselho para pessoas como eu é o seguinte: o mercado de ações não precisa ser assustador."

Embora sempre tenha algum nível de risco, ela aconselha pessoas que ainda têm medo da renda variável a investir em ETFs.

"Os fundos de índice são geralmente mais estáveis ​​do que as ações individuais, então você não sentirá tanto o impacto quando o mercado cair". 

Outro conselho é fazer o custo médio. "Faça investimentos menores e mais regulares em vez de descartar uma única quantia de uma só vez, é uma estratégia testada e comprovada que reduz o impacto de volatilidade".

Por fim, ela diz para fazer isso o quanto antes. "Quanto mais jovem, melhor". 

Quer saber como começar a investir do zero? Baixe grátis o e-book e veja como dar seus primeiros passos no mercado financeiro.

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

Fonte: Business Insider

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.