O que é Essencialismo Psicológico?

O Essencialismo Psicológico é um termo utilizado para descrever o costume do ser humano de considerar que determinados grupos possuem características únicas e que são relevantes à sua existência.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mas tais características, na verdade, não são relevantes a esse ponto. Por exemplo: o coração é um órgão relevante para nossa existência e sem ele nós não vivemos, correto.

Mas considerar que todo homem necessariamente gosta de competição e de esportes é errado. Ou que toda mulher gosta de sair para fazer compras em um shopping, também não é uma definição correta.

O Essencialismos Psicológico trabalha essa falha em nossa interpretação de reconhecer o que é relevante para existência de um ser, ou o que podemos considerar como primordial para qualificar aquele grupo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Essencialismo Psicológico na Prática

Vamos supor que uma pessoa tenha tido algumas péssimas experiências com vendedores em geral e tal pessoa repassou a informação dizendo a seus colegas que nenhum vendedor é bom, o negócio é tentar fazer o negócio diretamente com o proletário do imóvel, ou através de uma loja online.

Com essa informação na cabeça, tais pessoas podem acabar realmente desconsiderando qualquer ajuda de um vendedor a partir de um falso Essencialismo Psicológico.

Até podem existir vendedores ruins, mas é impossível considerar que toda a categoria seja ruim de verdade.

Mencionar que o seu humano não vive sem um coração ou cérebro, definitivamente é verdade, mas considerar que aspectos cognitivos, psicológicos e até estéticos podem tornar pessoas boas ou não, é algo extremamente equivocado.

Outro exemplo de Essencialismo Psicológico é considerar que toda cidade grande é perigosa e que morar na periferia também.

Devido ao constante compartilhamento de notícias referentes a crimes em tais regiões do país, fica associado facilmente que a periferia e as cidades grandes são lugares extremamente perigosos e violentos.

Mas ao analisar os números comparando a quantidade de pessoas que moram em tais regiões, fica claro que a violência está presente, mas não é tão alta assim.

É claro que quanto mais pessoas moram em uma determinada região, a quantidade de crimes será compatível a tal número de pessoas, mas existem lugares que de forma proporcional, ainda são mais perigosos.

Essencialismos Psicológico nos Investimentos

Além de grupos de pessoas e animais, os Essencialismo Psicológico ainda podem afetar os investidores ao considerar ações, fundos imobiliários e outros ativos.

Por exemplo: um fundo imobiliário que não possui diversificação e está locado para um único inquilino em um único empreendimento, é arriscado, mas não está fadado a falir.

Quando os investidores vê um fundo que possui poucos ativos e tudo locado para um só inquilino, o medo vem à tona, “e se o inquilino sair?”.

Esse tipo de coisa realmente pode acontecer, mas até lá, não há como considerar que o fundo está condenado, até porque podem existir contratos ou regras que defendam os interesses do fundo e do próprio investidor.

Outro exemplo é considerar que todas as empresas listadas na bolsa de valores que são públicas não prestam.

Isso é falso, mesmo com as situações adversas que a Petrobras enfrentou, a mesma está tão viva e ativa quanto nunca.

Como evitar o Essencialismo Psicológico?

Questione as coisas que são passadas e informadas. Tudo deve ser questionado e os fundamentos para tais afirmações devem ser conferidos.

Quando você busca dados mais profundos a respeito das situações, razões e opiniões, as coisas se tornam mais transparentes e passam a fazer mais sentido.