As finanças podem gerar desentendimentos entre os casais, mas ter mais dinheiro não significa necessariamente mais problemas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Basta perguntar a Vivian Tu, uma milionária que se fez sozinha e seu parceiro. Em entrevista para a CNBC, ela diz que o casal, junto há seis anos, nunca briga por dinheiro.

“Provavelmente temos uma briga séria a cada ano e nem uma vez foi por causa de dinheiro”, diz ela.

Algumas estratégias os ajudam a evitar discussões. Por um lado, eles discutiram finanças desde o início. “Com um mês de relacionamento, colocamos tudo na mesa”, diz ela. “Nós pensamos: ‘Quanto você ganha? Mostre-me seu contracheque.’”

Falar abertamente sobre dinheiro os ajudou a determinar se partilhavam ou não valores sobre dinheiro e se as suas prioridades financeiras estavam alinhadas, diz Tu.

À medida que o relacionamento avançava, o casal começou a usar o sistema “seu, meu e nosso”.

Com essa abordagem, Tu e seu noivo têm contas bancárias separadas, além de uma conta conjunta na qual ambos depositam. Eles usam a conta conjunta para pagar despesas compartilhadas, como contas de serviços públicos, pagamentos de hipotecas e mantimentos, diz ela.

Como sabem que alocaram dinheiro primeiro para cobrir as necessidades domésticas, nenhuma das pessoas sente necessidade de monitorar como a outra gasta o restante do dinheiro.

“Tenho uma conta na qual tenho dinheiro e a uso para coisas como fazer os cílios ou quando saio para jantar com amigas. E ele tem sua própria conta bancária que usa quando precisa pagar as taxas para jogar golfe ou cortar o cabelo”, diz Tu. “Nenhum de nós tem problemas com isso.”

Tu e seu noivo preferem esse sistema a dividir as despesas igualmente. “Quando você faz 50/50 em cada coisa, acho que isso leva a uma mentalidade prejudicial à saúde”, diz ela. “Você nunca vai dar sempre 50 perfeitamente.”

Isso não quer dizer que você não deva dividir as despesas, diz Tu. Você simplesmente não deveria “ganhar dinheiro” um ao outro.

“Quando eu entro no Venmo e vejo outros casais se Venmo por lâmpadas, eu fico tipo, ‘lâmpadas custam US$ 8’. Você não precisa vender seu parceiro por US $ 4 pelas lâmpadas”, diz ela. “Isso é excessivo.”

E pelo menos uma vez por mês, Tu e seu companheiro pedem uma pizza e sentam-se juntos para discutir despesas, investimentos e custos domésticos. Assim que terminam, eles assistem a um filme. Transformar o orçamento em uma atividade noturna agradável, diz ela, faz com que pareça menos uma tarefa árdua.

“Você não apenas consegue tornar tudo um pouco mais romântico e divertido”, diz ela, “mas também garante que está realmente cuidando de suas finanças todos os meses”.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.