O que é Esquema Ponzi?

O Esquema Ponzi é uma prática fraudulenta que tem por objetivo, remunerar aqueles que investem no “negócio” através dos recursos adquiridos pelo investimento dos últimos participantes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, o Esquema Ponzi se sustenta na entrada frequente de novos “investidores” que vão financiar os mais antigos e assim, manter a estrutura por um período.

Período suficiente para remunerar de forma substancial aqueles que começaram negócio e acabar por prejudicar os últimos que entrarem.

O Esquema Ponzi foi idealizado por Charles Ponzi, norte-americano com descendência italiana que resolveu iniciar um negócio baseado na entrada de novos investidores.

O esquema era simples, um produto ou serviço era comercializado, e as novas pessoas tinham que realizar um investimento mínimo inicial para conseguir aderir a empresa.

Conforme essas pessoas conseguiam atrair mais pessoas, as novas ficavam abaixo delas e assim, a cadeia se remunerava através dos produtos e serviços, mas, sobretudo, com o investimento daquele que entravam.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Problemas do Esquema Ponzi

Um dos principais problemas do Esquema Ponzi está relacionado a sua forma de atuação. Como o negócio gira em torno de trazer mais e mais pessoas para o negócio, o esquema não tem uma sustentação.

É importante destacar que a pessoa nunca conhecerá o Esquema Ponzi dessa forma. Aliás, o negócio que for oferecido não será conhecido como Esquema Ponzi, mas sim pelo nome do produto ou serviço.

Então vamos supor que uma pessoa venha a lhe oferecer um negócio bastante interessante e que pode lhe render muito dinheiro.

Mas para isso, basta você  fazer um investimento inicial e assim, estará dentro do negócio, se tornando mais um empreendedor.

Ao fazer esse primeiro investimento você estará participando do negócio e assim, receberá os produtos da empresa e poderá vender os mesmos.

Além disso, você também poderá convidar novas pessoas a entrarem no negócio. E para estimular que você faça isso, os valores oriunda daqueles que entrarem através do seu convite, uma parcela, será convertida a título de comissão para você.

Ou seja, chega um momento onde você vai receber comissões daqueles que estão entrando abaixo das outras pessoas e assim por diante.

Quanto mais alto na “pirâmide” mais remuneração através de comissões essa pessoa receberá.

Mas se novas pessoas não entrarem, como fica o negócio? E outra, será que o produto ou serviço é bom mesmo?

Tecnicamente, as pessoas acabam investindo valores e mais valores para tentar expandir a base de novos empreendedores ao máximo para tentar aumentar os ganhos com a comissão.

Entretanto, quando o investimento não surte mais efeito, todas as pessoas da cadeia acabam perdendo dinheiro.

Como evitar o Esquema Ponzi?

A conversa sempre vai girar em torno de um produto ou serviço, mas em algum momento, a pessoa que vai tentar lhe convencer vai expor a questão dos novos empreendedores.

Até porque, atrair mais pessoas para trabalharem com o produtos ou serviço é de suma importância.

Quando você detecta a relevância da entrada de novas pessoas no negócio para que haja um aumento na remuneração, aí você já sabe que estamos lidando com uma pirâmide.

Esquema Ponzi é crime?

Se o negócio que tem como fundamento, algo similar ao Esquema Ponzi for configurado como uma pirâmide, esse negócio pode ser enquadrado na Lei 1.521/51 e aí sim, pode ser reconhecido como um crime.

Por isso é importante detectar se o negócio que você está participando é ou não é um Esquema Ponzi.

Até porque, se a pessoa corre o risco de perder dinheiro com o negócio, a pessoa corre o risco de acabar prejudicando outras pessoas e acabar sendo incriminado por propagar um negócio fraudulento.