Se você estuda formas de alcançar a independência financeira com certeza já conhece a importância de investir seu dinheiro desde cedo. Mas você realmente sabe como fazer isso?

Talvez você já esteja pensando em carteiras recomendadas, com as ações do momento, a criptomoeda da vez ou até os melhores títulos de renda fixa, mas essas são opções genéricas.

Entretanto, para suas finanças pessoais, pouco adianta você seguir qualquer sugestão de alocação de ativos que não leve em conta suas metas financeiras de longo prazo.

Por isso, o site CNBC Make It revelou recomendações importantes de especialistas financeiros sobre como definir investimentos de forma inteligente.

Então, você está pronto para descobrir como escolher onde investir de acordo com suas metas financeiras?

Leia até o final e descubra como você deve começar a investir cedo para atingir os seus objetivos no futuro.

Quando o Investimento Será Usado

Se você pretende se aposentar cedo ou fazê-lo à moda antiga, deixando para os 60 anos, provavelmente recebeu conselhos para começar logo a guardar dinheiro para o seu pé-de-meia.

Afinal, o ativo mais poderoso que você tem como investidor é o tempo, como evidencia a trajetória de Warren Buffett, investidor mais rico de todos.

Quanto mais cedo você investir, mais tempo terá para que os efeitos dos juros compostos aumentem potencialmente o valor do seu portfólio.

Se a resposta para “quando é o melhor momento para investiré quase sempre “agora”, isso levanta outra questão menos anunciada, mas totalmente importante: onde investir?

A resposta depende de quando você planeja usar o dinheiro, segundo o milionário Grant Sabatier, que se aposentou cedo e é autor de “Financial Freedom”.

“Qualquer dinheiro que você queira usar nos próximos cinco anos ou para uma ‘mini-aposentadoria’ é dinheiro que você não quer arriscar e pode ser melhor deixar na renda fixa”, afirma.

Segundo Sabatier, “todo o resto, você deve estar investindo a longo prazo.”

Invista a Longo Prazo com Vantagens Fiscais

Se você está pensando em investir dinheiro a longo prazo, a primeira conta a ser considerada é a sua reserva para a aposentadoria, diz Sabatier.

Depois de investir o suficiente para obter a partida, o próximo lugar a procurar é um fundo de previdência privada.

“Então maximize seu plano de previdência complementar. Ele vem com vantagens fiscais que outras contas não oferecem”, diz Sabatier.

Entre os benefícios fiscais de um fundo de previdência privada, há ausência de imposto semestral, que existe em muitos fundos.

Outra vantagem é que a portabilidade e a mudança de fundo também são isentas de Imposto de Renda.

Vale ressaltar que a alíquota de Imposto de Renda da Previdência Privada (limitada a 10%) depende da tributação escolhida ao contratar o plano e do prazo de resgate.

Além disso, a aplicação em um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) permite abater na declaração completa até 12% da renda tributável.

Para buscar investimentos que aliviam seus impostos, você também pode aproveitar os ativos isentos de IR , como os dividendos e os fundos imobiliários.

Se você deseja entender melhor esse tipo de aplicação, leia o artigo completo sobre investimentos isentos de imposto de renda.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Guardar Dinheiro para Metas de Curto Prazo

Muitas pessoas acabam investindo para uma meta de curto prazo, como financiar uma casa ou fazer uma “mini-aposentadoria” (usar dinheiro para fazer uma pausa no meio da carreira).

Se esse for o seu caso,especialistas recomendam que sua prioridade seja preservar o valor do seu dinheiro, em vez de tentar multiplicá-lo.

Para esse fim, você deve manter o dinheiro em uma classe de ativos que seja muito mais estável do que as ações, que são propensas a fortes quedas no curto prazo.

“Se estivéssemos tendo essa conversa há mais de 30 anos, seria óbvio: compre Certificados de Depósitos (CDs), diz Peter Palion, planejador financeiro certificado pela Master Plan Advisory.

“Naquela época, os CDs de um ano pagavam 10%, então isso não demandava muita reflexão”, explica.

Atualmente, os certificados de depósito além de não oferecerem muitos juros, ainda correm o risco de perder valor caso as taxas de juros subam.

Para investidores mais agressivos, uma carteira diversificada de títulos de curto prazo de alta qualidade oferece algum potencial de retorno com limitação de movimentos nas taxas, segundo Cody Garrett.

De acordo com o planejador financeiro certificado e proprietário da Measure Twice Financial, “investidores mais conservadores normalmente preferem dinheiro no banco”.

Já Grant Sabatier recomenda guardar dinheiro de curto prazo em uma conta de reserva com juros mais altos.

Se você está vendendo ativos para financiar um objetivo de curto prazo, o milionário aconselha:

“É sempre melhor vender seus investimentos que trazem menos vantagens fiscais, desde que você tenha investido durante pelo menos um ano”.

Ao fazer isso, segundo Sabatier, você não estará potencialmente prejudicando o dinheiro que possui vantagens fiscais, que está destinado para a aposentadoria.

Nesse caso, vale lembrar que, a menos que você ganhe menos de R$ 20 mil com a venda, provavelmente terá que pagar impostos sobre as ações vendidas.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Baixe Grátis o Livro Digital “Como Investir Começando do Zero”.

Para ajudar você a começar sua jornada rumo à independência financeira, baixe gratuitamente o livro digital "Como Começar a Investir do Zero". 

E se você já investe, mas gostaria de melhorar sua rentabilidade, faça um teste online de perfil de investidor, receba uma sugestão de carteira e entre na jornada dos milionários.

Informe o DDD + 9 dígitos