O que é Escalada de Compromisso?

Escalada de Compromisso é um termo utilizado para denominar o fato das pessoas não desistirem de forma fácil de projetos que podem não estar entregando o resultado desejável.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vamos supor que a pessoa está realizando o investimento em uma determinada ação e os resultados até o momento são ruins.

A empresa tinha bons lucros, mas agora vem registrando prejuízos e se antes a companhia fazia boas distribuições de lucros, agora os pagamentos se encerraram.

Além desses fatos negativos a companhia vem se deteriorando na bolsa de valores e tudo isso, por pior que seja, não foi suficiente para o acionista vender suas ações.

Isso é um comportamento que pode ser considerado como uma Escalada de Compromisso.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Escalada de Compromisso na Prática

Vamos supor que uma pessoa resolveu construir uma empresa e vem trabalhando pesado para a mesma ganhar mercado e se tornar lucrativa.

No início todo negócio passa por alguns problemas e enfrenta certas dificuldades, porém, a empresa da pessoa já vem convivendo com dificuldades a mais de dois anos sem conseguir se sustentar e gerar recursos suficientes para cobrir suas próprias despesas.

A pessoa vê, e tem certa percepção que o negócio não está andando para frente, mas vê como impossível largar o negócio, uma vez que muita coisa já foi investida na companhia.

Olhando de fora e considerando toda a situação, outras pessoas que não possuem ligação com a empresa, vão reconhecer que o desafio é grande e talvez impossível de ser concretizado.

Porém, o empresário que está dedicando seu tempo a empresa vê que existem chances e vai tentar até o final.

Problemas da Escalada de Compromisso

Um dos principais problemas com a Escalada de Compromisso está vinculado à tentativa “cega” de tentar fazer um negócio, ou ideia dar certo mesmo quando todos os sinais são contrários.

Várias coisas podem influenciar a pessoa a se agarrar a ideia ou negócio até o fim. Desde o próprio desespero até a percepção de que não há outra coisa a se fazer se não lutar até o fim.

Mesmo a ideia de nunca desistir pode acabar influenciando na Escalada de Compromisso. Tudo isso é válido e faz certo sentido, porém, é necessário escolher quais “batalhas lutar” e quais não.

Ou seja, em uma guerra nós enfrentamos várias batalhas, nem todas serão ganhas e nem todas perderemos, aliás, aquele que ganha é aquele que perde menos, por exemplo.

Observando isso, o problema de não reconhecer quando a batalha está perdida pode influenciar a pessoa a ter uma derrota grande. Quando existem opções de reduzir os danos e começar novamente.

Como evitar a Escalada de Compromisso?

No mercado financeiro a Escalada de Compromisso é algo que ocorre diversas vezes, Tanto os investidores novos quanto os mais experientes sofrem com a Escalada de Compromisso.

Por exemplo: vamos supor que o investidor está construindo uma posição em uma determinada ação.

Essa ação vem se valorizando e o investidor vê que existe uma possibilidade de auferir bons ganhos com um trade.

Alguns dias se passam e a ação começa a mostrar depreciação em sua cotação, ou seja, ao invés de se valorizar, como era o esperado, a ação começa a derreter.

Normalmente, quando não colocamos os sentimentos em jogo, o investidor coloca um Stop Loss na operação, evitando que eventuais perdas se tornem maiores.

Nesse caso, porém, o investidor resolve deixar o Stop mental mesmo e assim, a tomada de decisão seria exclusivamente de sua vontade.

O que acontece é que o investidor ainda acredita na ação e ao invés de vender, ele resolve comprar mais na tentativa de reduzir o valor médio da ação e assim auferir ganhos ainda maiores quando a ação subir um pouco.

Fato que não ocorre e a ação continua mantendo sua queda. Para evitar situações assim, o investidor não pode deixar de lado o seu Stop Loss.

O Stop é um mecanismo que evita esse tipo de situação. Se a ação cair, o Stop é acionado e a operação se encerra ali mesmo.