O que é Erro fundamental de atribuição?

O Erro Fundamental de Atribuição é um termo utilizado para denominar o costume das pessoas de julgar outras pessoas baseado em suas atitudes, desconsiderando fatores que podem ter influenciado tais iniciativas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo, uma pessoa que vem realizando um bom trabalho acaba reclamando de excesso de trabalho e começa a cometer erros.

Essa pessoa pode ser vista como pouco profissional ou até preguiçosa, mas de fato ela pode estar enfrentando graves problemas de excesso de trabalho e isso pode sim estar influenciando inclusive no seu resultado dentro da empresa.

Porém, a impressão que fica é a primeira, onde a pessoa não consegue dar conta do próprio serviço e isso exige que outros colaboradores o ajudem, mostrando que a pessoa aparenta ser desorganizada e desleixada até.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Erro Fundamental de Atribuição na Prática

Como pode ser visto o Erro Fundamental de Atribuição é algo que praticamente todas as pessoas já foram vítimas.

As pessoas provavelmente já foram julgadas de forma equivocada e já julgaram outras também.

O Erro Fundamental de Atribuição é algo que faz parte do nosso cotidiano de diversas formas. Por exemplo: a frase a primeira impressão é a que fica, essa frase mostra como as pessoas têm a tendência de julgar as atitudes de outras logo no primeiro contato.

Sendo que esse contato pode não ser dos melhores por uma série de motivos. Dificilmente uma pessoa vai desconsiderar outra por completo ou parcialmente devido a sua primeira impressão.

 Às vezes as pessoas têm um “dia ruim” e isso influencia na maneira de tratar as outras pessoas.

Desse modo o primeiro contato fica sim comprometendo e a experiência de ambas as pessoas não será das melhores.

Mas isso não significa que a pessoa seja mal educada ou coisa do gênero, ela simplesmente não está tendo um bom dia.

Como evitar o Erro Fundamental de Atribuição?

Uma forma de conseguir evitar cair no Erro Fundamental de Atribuição é através da empatia.

Quando nós nos colocamos no lugar da outra pessoa, nós conseguimos imaginar eventuais problemas que a pessoa pode estar enfrentando e isso reduz os impactos do Erro Fundamental de Atribuição.

Ao reconhecer que o primeiro contato com uma pessoa não foi dos melhores ou que determinado profissional cometeu algum erro, ao manter certa empatia, nós podemos imaginar que a pessoa possa estar tendo um dia ruim.

O dia pode estar sendo prejudicado devido a algum problema e isso influencia no seu trabalho ou atendimento, por exemplo.

Problemas com o Erro Fundamental de Atribuição

Nem sempre todas as pessoas estão felizes e de bom humor todos os dias. Haverá dias ruins e bons.

Observando isso, é necessário reconhecer que o primeiro contato com alguém nem sempre será uma maravilha e o mais importante é compreender ao longo de um período como a pessoa é de fato.

Se o tratamento com a outra pessoa permanece ruim é necessário compreender o que está acontecendo, inclusive se há algo que possa ser feito para ajudar e assim melhorar a relação.

Tanto na vida pessoal quanto no trabalho, o Erro Fundamental de Atribuição é péssimo e só tem a prejudicar as pessoas, relações e o trabalho em si.

A falta de impressão gerada por meio do Erro Fundamental de Atribuição aparenta ajudar a identificar uma pessoa boa de uma pessoa ruim, mas essa impressão geralmente é falsa e não se comprova.