O que é Erro de atribuição de grupo?

Erro de atribuição de grupo é um termo utilizado para denominar o fato da grande maioria das pessoas acreditarem que as características de uma pessoa dentro de um grupo vão influenciar as demais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, o Erro de atribuição de grupo considera que um grupo tem a tendência natural de converter as pessoas que fazem parte do próprio. Mantendo as características das mesmas similares entre si.

Mas devido às particularidades de cada pessoa, o termo Erro de atribuição de grupo é equivocado e não pode ser avaliado como uma condição verdadeira em qualquer situação, por exemplo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Erro de atribuição de grupo na prática

Existem várias situações onde o Erro de atribuição de grupo pode ser observado e reconhecido.

Por exemplo, ao avaliar partidos políticos, o simples motivo de haver uma pessoa de um determinado partido pego em esquema de corrupção, pode levar as pessoas a reconhecer que aquele partido pode ser totalmente corrupto.

Mas será que de fato, um membro do partido sendo corrupto poderá influenciar na atividade de todos?

Outro exemplo; uma empresa cujo sócio foi incriminado em um processo devido a discriminação racial, gera precedentes para considerar que todos os colaboradores da mesma empresa compartilham do mesmo pensamento?

É bem provável que não. Não é porque uma pessoa tem um pensamento ou porque cometeu um crime, que todas as outras pessoas que convivem próximas vão replicar tais costumes também. 

Perigos do Erro de atribuição de grupo

O fato de considerar que pessoas de um grupo, vão agir de forma semelhante a uma que está dentro daquele grupo é algo perigoso.

Um dos principais riscos está relacionado à presunção equivocada. Por exemplo: vamos supor que uma pessoa que integra um departamento de uma empresa possui atitudes pouco profissionais.

Quando identificado, outras pessoas, como os clientes, geralmente associam a tal característica a todos os outros profissionais do departamento e até da empresa em si.

Isso afasta tal cliente e todos aqueles que tiveram conhecimento sobre o profissional, ou ficaram sabendo da situação.

A empresa que contava com os serviços do profissional terá sua imagem manchada no mercado e todos aqueles que trabalham junto dele.

Por outro lado, aqueles que não tinham problemas, podem acabar deixando os serviços da empresa, sem ter certeza se vão conseguir prestação de serviço similar, melhor ou até pior.

Portanto, o Erro de atribuição de grupo, simplesmente pode influenciar de maneira equivocada as pessoas internas e uma situação que nem sempre representa a realidade.

Como evitar o Erro de atribuição de grupo?

Como o Erro de atribuição de grupo tem mais a prejudicar, do que ajudar, é importante avaliar formas de evitar tal erro.

Uma dessas formas é ficar atento à imagem e atuação daqueles que trabalham ou exercem atividade e fazem parte do grupo.

Infelizmente, como muitas coisas são identificadas e associadas através da imagem e até da palavra, manter uma postura é importante na tentativa de evitar a ocorrência do Erro de atribuição de grupo.

Por exemplo, no ambiente profissional, quando um erro ocorre e é conhecido, o Erro de atribuição de grupo, provavelmente vai ocorrer e a empresa será associada a ele como um todo.

Mas, ao trabalhar controles internos e estipular padrão no atendimento, a empresa dificilmente terá algum problema de proporções e evitará a ocorrência do Erro de atribuição de grupo.

Mesma coisa ocorre quando alguém está procurando um determinado produto, ou serviço, e fica sabendo de algum imbróglio que a empresa está passando e evita de fazer o negócio, mesmo sabendo que os problemas são relacionados a outras atividades.

Quando o Erro de atribuição de grupo ocorre, é difícil conseguir solucionar o mesmo, ou reduzir os danos provocados.