O que é ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, ou em bom português: Planejamento Integrado de Recursos. O ERP é uma espécie de software que faz a integração de diversas informações relevantes a respeito de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Uma empresa normalmente possui diversos setores, sendo que cada área da empresa exige um grau de gerência.

Ao manter a estrutura descentralizada, aqueles que fazem a tomada de decisão podem acabar recebendo dados pela metade, ou informações incompletas.

Por isso, um bom ERP ajuda na centralização e na distribuição de informações completas com o cruzamento entre os setores da empresa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

ERP na Prática

Vamos imaginar que uma grande empresa varejista com várias lojas espalhadas pelo Brasil possui grande quantidade de produtos.

Todos esses produtos estão catalogados dentro do sistema da empresa e, portanto, todas as lojas e filiais têm acesso às informações.

Como a empresa possui um bom software de ERP, as lojas têm acesso integrado e compartilhado dos estoques.

Assim se um cliente tem desejo de comprar um item que não está disponível na loja local, a mesma pode solicitar à loja mais próxima o envio do produto e assim há possibilidade de efetuar a venda.

Se não houvesse um software de ERP, a loja provavelmente não teria condições de consultar o sistema e tão pouco reconhecer se existe, ou não estoque do produto em outras lojas.

O ERP ainda ajuda na sinalização de falta de um produto junto ao departamento de compras. Por exemplo, imaginando que a empresa não tem o produto e que nenhuma das filiais possui a própria loja pode solicitar por meio do sistema a compra do produto.

Desse modo, a área de compras recebe a solicitação e ainda podem avaliar a necessidade real da compra, inclusive para reabastecer outras filiais.

 Tudo isso é possível através de um software de integração como o ERP. E não são só lojas que precisam desse tipo de sistema, existem vários segmentos econômicos que têm tal necessidade.

Restaurantes, bancos, centros de educação, companhias de transportes e demais empresas. Vários segmentos trabalham e precisam do ERP.

Benefícios do ERP

O sistema de ERP tem muito a beneficiar o comando da empresa. Com a centralização de informações, a empresa consegue realizar a tomada de decisão de forma assertiva.

Outro ponto importante está vinculado a análise de processos e resolução de gargalos. Por exemplo: uma empresa que vem aumentando seus custos, mas, não consegue melhorar suas receitas, verá em breve resultados ruins em seu balanço patrimonial.

Inclusive com deterioração do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício).  Por meio do ERP, a empresa pode avaliar melhor o que está influenciando o aumento de custos.

O aumento de custos pode estar vinculado ao aumento dos preços dos produtos e até, influenciado por falhas na produção.

Tudo isso pode ser monitorado através da centralização das informações das compras, ou dos processos da produção.

Por meio do ERP, há possibilidades de consertar e manter a efetividade de uma companhia.

Gestão do ERP

Mas para conseguir extrair todos os benefícios do ERP, os profissionais envolvidos, incluído aqueles que vão manejar o sistema precisam estar capacitados para realizar boa gestão do mesmo.

Como o ERP é um sistema complexo e com muitos dados, não há possibilidade de adquirir o mesmo e aguardar a resolução dos problemas de forma automatizada.

O ERP centraliza todos os dados e assim, aqueles que vão monitorar o sistema, têm a chance de construir análises e observar as diversas situações da empresa e tomar as melhores decisões possíveis.