Eric Schmidt atuou como CEO e presidente do Google, ajudando na transformação da então startup do Vale do Silício para uma líder global em tecnologia. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O engenheiro de software supervisionou as estratégias ao lado dos fundadores Sergey Brin e Larry Page, ampliando a sua infraestrutura e diversificando as suas ofertas de produtos.

Com este e outros trabalhos como consultor em importantes empresas, Schmidt acumulou um patrimônio de US$ 21,2 bilhões estimado pela Forbes, o que o faz um dos poucos bilionários que não fundaram uma empresa nem herdaram uma fortuna.

Conheça mais da história do ex-CEO e presidente do Google e consultor da Alphabet.

Quem é Eric Schmidt

Eric Schmidt é um empresário americano, engenheiro de software e filantropo que atuou como CEO do Google de 2001 a 2011 e presidente executivo da empresa de 2011 a 2015. 

Ele também atuou como presidente executivo da empresa controladora Alphabet Inc, após sua criação, de 2015 a 2017 e consultor técnico da Alphabet até 2020.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vida e carreira

Eric Emerson Schmidt nasceu em 27 de abril de 1955, em Falls Church, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Um dos três filhos da psicóloga Eleanor e do professor de economia internacional,  Wilson Emerson Schmidt.

Schmidt frequentou a Universidade de Princeton como estudante de arquitetura antes de mudar o curso para engenharia elétrica, no qual obteve o título de Bacharel em 1976.

Mais tarde concluiu mestrado e doutorado em ciência da computação pela Universidade da Califórnia.

Eric Schmidt começou sua carreira profissional em cargos técnicos em empresas de TI, como Byzromotti Design, Bell Labs, Zilog e Palo Alto Research Center. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Passou 14 anos na Sun Microsystems, Inc., iniciando sua carreira como gerente e se tornando seu Diretor de Tecnologia. e diretor de tecnologia da Sun Microsystems.

Em 1983 se tornou gerente de software na Sun Microsystems. Dentro da empresa, alcançou novos cargos. Em seus 14 anos de serviço, foi diretor de engenharia de software, vice-presidente do grupo de sistemas gerais e finalmente presidente da Sun Technology Enterprises.

Em 1997 ele foi para a Novell, uma empresa de software e serviços, como CEO e presidente do conselho do grupo.

Sua trajetória no Google começou em 2001 quando entrou para o conselho de diretores e logo conquistou o cargo de CEO.

Schmidt foi CEO do Google de 2001 a 2011 e permaneceu como presidente do conselho até 2015.

Em seguida, passou a exercer os mesmos postos na Alphabet Inc.

Schmidt deixou o conselho da Alphabet, controladora do Google, em junho de 2019, após 18 anos, mas permaneceu como consultor técnico até 2020, aconselhando seus líderes em questões de tecnologia, negócios e políticas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 2010, ele foi cofundador da Innovation Endeavors, uma empresa de capital de risco que investiu na Uber, SoFi e Zymergen, entre outras. 

Eric tornou-se presidente do Conselho de Inovação do Departamento de Defesa em 2016 e ocupou o cargo por quatro anos, pelos quais foi premiado com a Medalha do Departamento de Defesa por Serviço Público Distinto.

Ele também foi membro do Grupo Consultivo de Usuários do Conselho Espacial Nacional da NASA por dois anos, presidido pelo vice-presidente. Atualmente é presidente da Comissão Nacional de Segurança em Inteligência Artificial.

Durante sua carreira Schmidt atuou ainda em vários outros conselhos acadêmicos e industriais, incluindo os conselhos de administração da Universidade Carnegie Mellon, da Apple e da Universidade de Princeton .

Atualmente, ele é presidente do conselho de administração do Broad Institute e é membro do Conselho de Curadores da Mayo Clinic e do Conselho de Supervisores da Cornell Tech, informa seu site.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 2017, foi cofundador da Schmidt Futures, uma iniciativa filantrópica que aposta desde cedo em pessoas excepcionais que tornarão o mundo melhor.

Em 2019, ele e sua esposa Wendy anunciaram um novo compromisso filantrópico de US$ 1 bilhão para identificar e apoiar talentos em todas as disciplinas e em todo o mundo para servir aos outros e ajudar a resolver as questões mais urgentes do mundo. 

Eric e Wendy estão entre os maiores doadores americanos de 2023 do ranking elaborado pela Forbes.

Livros de Eric Schmidt

Além de empresário de sucesso, Eric Schmidt também é um autor talentoso.

Entre seus livros de destaque estão:

  • O coach de um trilhão de dólares: O manual de liderança do Vale do Silício;
  • Como o Google funciona;
  • A nova era digital;
  • A era da IA: e nosso futuro como humanos.
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.