O que é Equilíbrio de Nash?

Equilíbrio de Nash é um conceito dentro da teoria dos jogos em que o resultado ideal de um jogo é aquele em que não há incentivo para se desviar da estratégia inicial.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mais especificamente, o equilíbrio de Nash é um conceito de teoria dos jogos em que o resultado ideal de um jogo é aquele em que nenhum jogador tem incentivo para se desviar de sua estratégia escolhida após considerar a escolha de um oponente.

No geral, um indivíduo não pode receber nenhum benefício incremental ao mudar as ações, assumindo que os outros jogadores permaneçam constantes em suas estratégias. Um jogo pode ter saldo de Nash múltiplo ou nenhum.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Equilíbrio de Nash?

No Equilíbrio de Nash, a estratégia de cada jogador é ótima ao considerar as decisões de outros jogadores. Cada jogador ganha porque todos obtêm o resultado que desejam.

O dilema dos prisioneiros é um exemplo comum da teoria dos jogos e que mostra adequadamente o efeito do Equilíbrio de Nash.

O Equilíbrio de Nash é frequentemente discutido em conjunto com a estratégia dominante, que afirma que a estratégia escolhida por um ator levará a melhores resultados de todas as estratégias possíveis que podem ser usadas, independentemente da estratégia que o oponente usa.

O Equilíbrio de Nash nem sempre significa que a estratégia mais ótima é escolhida.

O Equilíbrio de Nash recebeu o nome de seu inventor, John Nash, um matemático americano.

É considerado um dos conceitos mais importantes da teoria dos jogos, que tenta determinar matemática e logicamente as ações que os participantes de um jogo devem realizar para garantir os melhores resultados para si próprios.

A razão pela qual o Equilíbrio de Nash é considerado um conceito tão importante da teoria dos jogos está relacionada à sua aplicabilidade.

O Equilíbrio de Nash pode ser incorporado a uma ampla gama de disciplinas, da economia às ciências sociais.

Para encontrar rapidamente o Equilíbrio de Nash ou ver se ele existe, revele a estratégia de cada jogador para os outros jogadores. Se ninguém muda sua estratégia, o Equilíbrio de Nash é comprovado.

O Equilíbrio de Nash é importante porque ajuda o jogador a determinar o melhor retorno em uma situação com base não apenas em suas decisões, mas também nas decisões das outras partes envolvidas.

O Equilíbrio de Nash pode ser utilizado em muitas facetas da vida, desde estratégias de negócios até a venda de uma casa para a guerra e ciências sociais.

Equilíbrio de Nash vs. Estratégia Dominante

O Equilíbrio de Nash é frequentemente comparado com a estratégia dominante, ambas sendo estratégias da teoria dos jogos.

 O Equilíbrio de Nash afirma que a estratégia ótima para um ator é manter o curso de sua estratégia inicial enquanto conhece a estratégia do oponente e que todos os jogadores mantêm a mesma estratégia, desde que todos os outros jogadores não mudem sua estratégia.

A estratégia dominante afirma que a estratégia escolhida por um ator levará a melhores resultados de todas as estratégias possíveis que podem ser utilizadas, independentemente da estratégia que o oponente utilize.

Ambos os termos são semelhantes, mas ligeiramente diferentes. O Equilíbrio de Nash afirma que nada é ganho se qualquer um dos jogadores mudar sua estratégia se todos os outros jogadores mantiverem sua estratégia.

A estratégia dominante afirma que um jogador escolherá uma estratégia que levará ao melhor resultado, independentemente das estratégias que outros jogadores escolheram.

A estratégia dominante pode ser incluída no Equilíbrio de Nash, enquanto um Equilíbrio de Nash pode não ser a melhor estratégia em um jogo.