O que é EPS – Earning Per Share?

O Earning per share (EPS) é calculado como o lucro da empresa dividido pelas ações em circulação de suas ações ordinárias. O número resultante serve como um indicador da lucratividade de uma empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É bastante comum uma empresa relatar EPS ajustado para itens extraordinários e diluição potencial de ações. Quanto maior o EPS de uma empresa, mais lucrativa ela é considerada.

O EPS indica quanto dinheiro uma empresa ganha com cada ação de suas ações e é uma métrica amplamente usada para estimar o valor corporativo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Um EPS mais alto indica maior valor porque os investidores pagarão mais pelas ações de uma empresa se acharem que ela tem lucros maiores em relação ao preço das ações.

O EPS pode ser obtido de várias formas, como exclusão de itens extraordinários ou operações descontinuadas, ou também, de forma diluída.

Como é calculado o EPS?

O earning per share é calculado como o lucro líquido dividido pelas ações disponíveis. Um cálculo mais refinado ajusta o numerador e o denominador das ações que podem ser criadas por meio de opções, dívida conversível ou garantias.

O numerador da equação também é mais relevante se for ajustado para operações contínuas.

Para calcular o EPS de uma empresa, o balanço patrimonial e a demonstração de resultados são usados ​​para calcular o número de ações ordinárias no final do período, os dividendos pagos sobre as ações preferenciais, caso houver, e o lucro líquido.

É mais preciso a utilização de um número médio ponderado de ações ordinárias durante o período de relatório porque o número de ações pode mudar com o tempo.

Um aspecto importante do EPS que muitas vezes é ignorado é o capital necessário para gerar o lucro (lucro líquido) no cálculo.

Duas empresas poderiam gerar o mesmo EPS, mas uma poderia fazê-lo com menos ativos líquidos, essa empresa seria mais eficiente no uso de seu capital para gerar receita e, em igualdade de condições, seria uma empresa "melhor" em termos de eficiência.

Uma métrica que pode ser usada para identificar empresas mais eficientes é o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE).

Embora o EPS seja amplamente usado como uma forma de rastrear o desempenho de uma empresa, os acionistas não têm acesso direto a esses lucros.

Uma parte dos lucros pode ser distribuída como dividendo, mas toda ou uma parte do lucro por ação pode ser retido pela empresa. 

Como o EPS é usado?

O EPS é uma das métricas mais importantes utilizadas para determinar a lucratividade de uma empresa em uma base absoluta.

É também um componente importante do cálculo do índice de avaliação preço-lucro (P / L), onde o E em P / L se refere ao EPS.

Ao dividir o preço das ações de uma empresa por seu lucro por ação, um investidor pode ver o valor de uma ação em termos de quanto o mercado está disposto a pagar por cada dólar de lucro.

EPS é um dos muitos indicadores que você pode usar para selecionar ações. Se você tem interesse em negociar com ações ou investir, a próxima etapa é escolher uma corretora que atenda ao seu estilo de investimento.

Comparar o lucro por ação em termos absolutos pode não ter muito significado para os investidores porque os acionistas ordinários não têm acesso direto aos lucros.

Em vez disso, os investidores irão comparar o EPS com o preço das ações para determinar o valor dos ganhos e como os investidores se sentem sobre o crescimento futuro.