O que é Eonia?

O Euro Overnight Index Average (Eonia) é a taxa média de referência overnight para a qual os bancos europeus emprestam uns aos outros em euros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Eonia é a taxa de juros para empréstimos de um dia entre bancos europeus e é considerada uma taxa interbancária.

O Euro Overnight Index Average é calculado pelo Banco Central Europeu (BCE) com base nos empréstimos feitos por 28 bancos do painel.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Devido às reformas regulatórias europeias, espera-se que a Eonia seja substituída até 2022 por uma referência mais abrangente chamada ESTER.

Ela também é uma taxa de juros overnight, mas representa uma média das taxas de atacado na Europa. Essas taxas de atacado são normalmente usadas com bancos e investidores institucionais, como fundos de pensão.

Uma das principais razões para a mudança para ESTER é que haverá mais bancos contribuindo para a taxa ESTER média do que atualmente com Eonia.

Como resultado, a ESTER deve ser mais representativa do que a Eonia no mercado de taxas de juros de curto prazo. Em janeiro de 2022, a ESTER deve substituir Eonia.

Como funciona a Eonia?

Eonia é uma taxa de referência diária que expressa a média ponderada dos empréstimos interbancários overnight sem garantia na União Europeia e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA).

Os bancos devem atender a certos requisitos de reserva normalmente definidos pelo banco central. Uma reserva é a quantia ou porcentagem do total de depósitos que um banco deve manter em mãos e não emprestar.

A exigência de reserva ajuda a proteger os bancos para que tenham caixa ou liquidez suficiente em caso de perdas com empréstimos.

No entanto, os bancos podem enfrentar escassez de fluxo de caixa de curto prazo no final de um dia útil, como quando há saques de dinheiro inesperados.

Como resultado, os bancos que têm pouco dinheiro podem tomar empréstimos de outros bancos que têm excedentes de fluxo de caixa.

A taxa que os bancos tomam emprestado uns dos outros é chamada de taxa overnight. Na Europa, a Eonia representa a taxa média overnight de 28 dos bancos mais estabelecidos, chamados de bancos de painel.

Qual a diferença da Eonia para Euribor?

Eonia é semelhante à Euribor, que é a abreviação de Euro Interbank Oferecido Rate. A Euribor é também uma taxa interbancária e é composta pelas taxas de juro médias de grandes bancos europeus que são utilizadas para empréstimos entre si.

No entanto, a Euribor tem vários vencimentos em que cada um tem a sua própria taxa de juro.

Ambos os benchmarks são oferecidos pelo European Money Markets Institute (EMMI), que é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1999.

No entanto, a Euribor é calculada por um administrador de benchmark denominado Global Rate Set Systems Ltd., e não pelo BCE.

A principal diferença entre a Eonia e a Euribor são os prazos dos empréstimos em que se baseiam. A Eonia é overnight, enquanto a Euribor tem oito taxas de juros baseadas em empréstimos com vencimentos que variam de uma semana a 12 meses.

Além disso, a Euribor tem 18 bancos que contribuem para as taxas, enquanto a Eonia tem 28 bancos.

A Euribor é importante porque é a taxa de referência utilizada pelos bancos na determinação da taxa de juro de vários produtos financeiros, incluindo crédito à habitação e contas poupança.