
A reunião do bilionário Elon Musk com o presidente da República, Jair Bolsonaro, agendada para esta sexta-feira, 20, no interior paulista, envolve um projeto da Starlink, empresa de Musk, para operar satélites de órbita baixa no Brasil.
O ministro da Comunicações, Fábio Faria, teve encontro com Elon Musk em dezembro do ano passado para tratar do projeto.
Segundo o ministro, o governo federal quer utilizar satélites em órbita baixa para levar internet para áreas rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica.
A internet da Starlink, de acordo com informações da empresa, funciona enviando informações através do vácuo do espaço, onde se desloca mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica, o que a torna mais acessível a mais pessoas e locais.
→ Onde Investir no Cenário Político Atual? Baixe Grátis o Relatório “Os Melhores Investimentos com a Política Atual".
Constelação de satélites
Segundo a Starlink, enquanto a maioria dos serviços de internet por satélite atuais são possibilitados por satélites geoestacionários simples que orbitam o planeta a cerca de 35 mil km de altitude, a Starlink é uma constelação de vários satélites que orbitam o planeta a uma distância mais próxima da Terra, a cerca de 550 km.
Uma vez que estão em baixa órbita, o tempo de envio e recepção de dados entre o utilizador e o satélite - a latência - é muito menor do que com satélites em órbita geoestacionária, diz a empresa. O direito de exploração pela Starlink no Brasil deve valer até 2027.
Quer Saber Onde Investir?
Fonte: Estadão Contéudo.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Petrobras tem Novo Presidente; Posse é Questionada por Petroleiros
- Notícias
Bancos Centrais Devem Priorizar Inflação Sobre Recessão, pede o BIS
- Finanças Pessoais
Como Calcular sua Taxa de Inflação Pessoal e Manter o Orçamento Sob Controle
- Notícias
Brasil Crescerá Entre 3% e 4% nos Próximos Anos, diz Ministro