O que é Endomarketing e como funciona

Endomarketing

Endomarketing, significado, conceito, para que serve e como funciona. Entenda tudo sobre o Endomarketing.

O que é Endomarketing?

Endomarketing nada mais significa do que o marketing “voltado para dentro”, ou seja, uma estratégia de marketing interna, envolvendo reconhecimento, maior incentivo a formação profissional, entre outros.

A estratégia é perspicaz para a criação de um ambiente positivo de trabalho, fazendo com que muita gente acabe almejando um cargo na determinada instituição.

Portanto, o endomarketing é uma maneira de atrair mão de obra produtiva para dentro da empresa, ou seja, é uma maneira de divulgar o bom ambiente de trabalho para profissionais qualificados.

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É por meio da influência dos colaboradores da própria empresa que se transmite a importância do investimento nesse tipo de estratégia, pois esses colaboradores possuem contatos diretos com pessoas fora da empresa.

Ora, imaginemos os funcionários de uma empresa conversando com os amigos e demonstrando como o seu trabalho é bom e saudável, além do aprendizado e a grande perspectiva de crescimento na empresa.

Pois bem, quando isso ocorre à marca da empresa acaba sendo divulgada positivamente, e muitas pessoas passam a desejar trabalhar naquela instituição.

Esse é o primeiro motivo que uma estratégia de endomarketing se faz importante para uma empresa. O segundo motivo está relacionado ao ganho de produtividade.

Neste segundo caso, citado acima, podemos imaginar que uma empresa com os funcionários motivados e engajados pela mesma causa será muito mais produtiva quando comparada a funcionários desmotivados e despreparados.

Por fim, devemos dizer que antes da empresa pensar no marketing voltado para seus clientes, se torna muito importante voltar às atenções para seus colaboradores.

Exemplo de ações de Endomarketing

É importante que a empresa conheça seus colaboradores, ou seja, saiba como é o perfil dos seus funcionários em cada departamento e tenha um relacionamento mais próximo com eles.

A partir disso, a empresa pode começar uma estratégia, de acordo com o perfil de seus colaboradores, podendo inclusive estabelecer métricas e acompanhar resultados.

É importante ressaltar que não existe um padrão exato dos colaboradores, ou seja, cada empresa possui seu perfil. No entanto, apresentaremos abaixo algumas ações que podem ser usadas na estratégia de endomarketing:

  • Plano de carreira: estabelecer um plano de carreira sólido pode trazer segurança e produtividade aos funcionários;
  • Capacitação profissional: treinamentos, cursos, palestras, dentre outros, colaboram para o crescimento profissional, experiência e produtividade dos funcionários;
  • Integração entre os profissionais: eventos, grupos de estudos, trocam de conhecimentos, são fundamentais para um bom e produtivo ambiente de trabalho.

Citamos três exemplos de estratégias de marketing voltadas para dentro da empresa, contudo, existem vários outros exemplos que acabaram ficando de fora e poderiam ser citados neste artigo.

A importância de trabalhar o marketing interno

Ao decorrer deste artigo o leitor já pôde observar as vantagens do endomarketing. Dessa forma, apresentaremos na sequência como essa estratégia pode afetar positivamente a empresa.

Apresentaremos as cinco principais colaborações que o endomarketing acrescenta para uma empresa:

1. Colaboradores comprometidos e leais.

Uma empresa que se preocupa com seus profissionais, faz com que estes se sintam mais seguros e acolhidos, tendo um maior prazer em acrescentar algo no dia a dia da empresa

Ou seja, os funcionários desenvolvem um maior compromisso e lealdade para com a organização em que trabalham.

2. Clima mais saudável.

Com uma maior qualidade de trabalho e clima agradável, os funcionários sentem mais prazer e se dedicam mais para o melhor funcionamento da empresa, o que facilita o trabalho em equipe.

Deve-se constatar que um bom ambiente de trabalho e equipe aumenta o desempenho e os resultados individuais e do grupo.

3. Colaboradores motivados.

O endomarketing está diretamente relacionado com a motivação dos trabalhadores, tal qual só tende a aumentar conforme uma maior atenção e preocupação com a qualidade do trabalho.

4. Otimização da produtividade

Com a presença da estratégia de endomarketing não é apenas a motivação dos colaboradores que aumenta, assim, também ocorre um aumento da produtividade e dos resultados dos funcionários. 

5. Baixa rotatividade e funcionário

Quando o colaborador percebe que está inserido em um bom ambiente de trabalho, ele não almeja sair da empresa, tampouco trocá-la por qualquer proposta que aparecer.

A baixa rotatividade de funcionários é muito importante, principalmente no que diz respeito à experiência, tempo de adaptação e aprendizado.

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