O que é Empreendimento?

Empreendimento advém do ato de empreender, criar algo novo, ou até mesmo adquirir ou inovar algo já existente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O empreendimento, no mundo dos negócios, pode estar relacionado a adquirir ou criar uma empresa, ou até mesmo iniciar um projeto novo.

Este conceito, portanto, está diretamente ligado ao ato de inovar, realizar, ou tomar decisões. Ou seja, para se concretizar um empreendimento, deve-se haver uma ação empreendedora.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

É essencial que o empreendimento siga algumas práticas para que possa se sustentar no mercado, especialmente em seu período inicial. São elas:

  • Estar sempre atualizado;
  • Ser inovador;
  • Possuir espírito de trabalho em equipe;
  • Possuir bons parceiros; e
  • Ter propósito nos empreendimentos

Existem vários tipos de empreendimentos, no entanto, antes de destacarmos os principais deles, é necessário que o leitor tenha muito claro em mente o conceito de empreendedorismo.

Como já destacado, para todo empreendimento há a necessidade de alguma ação empreendedora, para tanto, veremos na sequência o que é o empreendedorismo para, posteriormente, apresentarmos os tipos de empreendimento.

O que é Empreendedorismo?

Empreendedorismo está ligado ao processo de implementar negócios novos, ou trazer mudanças, algo novo, em empresas já existentes.

Este processo relaciona-se à capacidade que um indivíduo tem em detectar problemas, enxergar oportunidades e, através de recursos e investimentos, trazer soluções que acarretará em algo positivo para a sociedade.

Portanto, podemos dizer que um empreendedor utiliza todo seu conhecimento e capacidade de inovar para colocar seu plano em prática, procurando alternativas e soluções para determinados problemas.

Como dissemos, o empreendedorismo é o fato do empreendedor, por meio de suas ferramentas, almejar a inovação, gerando algo novo, ou apenas alterar algo que já existe.

Dito isto, podemos considerar que sua essência está na capacidade de visualizar as oportunidades que surgem no meio dos negócios.

O empreendedorismo, portanto, está diretamente ligado com a questão da inovação, a qual é essencial para se criar algo novo, ou alterar o já existente.

Segundo um dos mais influentes e conhecido economista, Joseph Schumpeter, a realização de novas combinações depende da capacidade de empreender, o que, novamente, estava diretamente associado com a inovação.

Principais tipos de Empreendimentos

Podemos dividir as áreas de atuação de uma empresa em vários setores, facilitando a análise de desempenho dos tais. Alguns desses setores são: Empreendimento imobiliário; Coletivo; sustentável; empresarial; dentre outros.

O empreendedorismo inicial, que dá surgimento ao empreendimento, têm algumas características específicas, e podem divergir entre si.

Como dissemos, os ideais dos empreendedores divergem entre si, tal fato faz com que possamos indicar diversos tipos de empreendimentos aplicados por eles.

Para tanto, apontaremos os principais tipos de empreendedorismo, que merecem destaque em nossa análise, dentre eles: empreendedorismo digital; empreendedorismo corporativo e empreendedorismo social.

Na sequência, explicaremos o significado de cada um deles, trazendo alguns exemplos para a melhor compreensão do leitor.

O empreendedorismo digital refere-se às oportunidades surgidas por meio da internet.

Dessa forma, o empreendedor pode usar suas redes sociais para alavancar seus negócios, como por exemplo, Facebook, LinkedIn e Instagram.

Outro meio de divulgar seus negócios, ou apresentar seu conteúdo de forma dinâmica, educativa e até informativa, é através de vídeos no YouTube. Neste caso, o empreendedor até pode criar seu próprio canal.

O Blog também pode ser um meio divulgar seu conhecimento para o público, ou seja, pode ser usado como um meio de comunicação.

Esses são alguns exemplos do funcionamento e ferramentas do empreendedorismo digital, que vem crescendo muito e se tornando protagonista no cenário dos empreendimentos, nos últimos anos.

No caso do empreendedorismo corporativo, a relação tem uma maior ligação com o método de inovar no interior de uma empresa.

Contudo, este tipo de empreendedorismo também pode estar ligado à instauração de um novo projeto, que poderá excluir ou complementar algum da existente.

Por fim, o empreendedorismo social, tem como seu grande valor, as mudanças geradas na sociedade como um todo.

A importância do Empreendimento para a economia

Até o presente ponto, o leitor deve ter reparado as inúmeras vezes em que relacionamos o empreendimento com inovação.

Pois bem, na economia competitiva em que estamos inseridos, o ato de empreender e inovar é essencial para a sobrevivência das empresas em vários tipos de mercados.

Em alguns casos o ciclo de determinados produtos apresenta um prazo de validade, portanto, existe uma disputa para a criação de um produto que possa substituir o antigo.

Em alguns casos, os produtos podem não ter um prazo de validade, porém existe a necessidade de adaptá-lo às tendências das novas demandas.

Dependendo da perspectiva, a criação ou adaptação de um produto podem ser os responsáveis por modificar a tendência de demanda da sociedade.

Todos esses apontamentos podem ser, de alguma forma, refletidos em ganhos para a sociedade, tanto pelo início de um novo padrão de vida, como pela busca de uma maior qualificação dos trabalhadores.