Ancorada no crescente interesse dos investidores em questões relacionadas à sustentabilidade, a Ambipar estreou nesta segunda-feira, 13, na B3, após registrar uma das ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) com maior demanda da história recente do País.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os pedidos dos investidores pelas ações superaram em mais de dez vezes as ações que foram ofertadas. Com R$ 1,08 bilhão indo ao caixa da empresa, a Ambipar prepara agora uma nova onda de crescimento, mirando aquisições.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Além da gestão ambiental e de respostas a emergências, a Ambipar ao longo desses últimos meses trabalhou no combate ao novo coronavírus, tese que foi muito bem-recebida pelos investidores.

Questão relacionadas à pauta 'ESG' - ambiental, social e de governança, pelas siglas em inglês - é um avanço importante no mercado - e um caminho sem volta, comentou o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, em cerimônia de comemoração de chegada da companhia à Bolsa.

O executivo citou que o momento de estreia da Ambipar não poderia ser mais adequado, dado todo o pano de fundo de cobrança da sociedade por mais sustentabilidade das companhias - incluindo dos grandes investidores.

"Além disso é importante termos empresas de diferentes setores, é uma diversificação importante, torna a Bolsa mais representativa e traz mais amadurecimento ao mercado", disse.

Em mais de três meses de quarentena mandatória para conter a disseminação do novo coronavírus impedindo a realização de eventos, esse é o terceiro IPO na B3 com cerimônia virtual - antes estrearam assim Estapar e Aura Minerals.

A comemoração de vinte minutos hoje substituiu o salão da B3 decorado com o tema da empresa e que muitas vezes ficava lotado. O IPO em tempos de pandemia é feito em reuniões virtuais e comemorado também por videoconferência.

A presidente da Ambipar, Cristina Andriotti, afirma que a empresa, agora de capital aberto, continuará com seu trabalho de forma transparente e sustentável, "garantindo a perenidade da empresa e um futuro melhor para as futuras gerações".

"Listados no Novo Mercado temos o compromisso de entregar valor para investidores e acionistas", disse Andriotti.

Com o nome pouco conhecido entre investidores antes de partir para o roadshow, a Ambipar atuou na gestão da tragédia de Brumadinho (MG), com o rompimento da barragem da Vale (VALE3), em janeiro de 2019.

Na pandemia, a Ambipar passou a vender e alugar o "túnel de descontaminação", que funciona por meio de uma centrifugação à base de ozônio. Foram coordenadores da oferta Bradesco BBI, BTG Pactual e Bank os America Merril Lynch.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.