O bilionário Elon Musk disse que vai suspender as restrições impostas a algumas contas do X no Brasil, mesmo que a medida leve ao fechamento da plataforma de mídia social no país.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, disse em uma postagem na noite de sábado (06) que as decisões judiciais “forçaram” o site a bloquear “certas contas populares” no Brasil, sem especificar os motivos ou quais postagens supostamente violavam a lei.

Pouco depois, Musk escreveu na plataforma que estava desafiando a decisão do tribunal.

Estamos suspendendo todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil”, disse Musk em uma postagem na redes social.

Ele acrescentou que a medida provavelmente faria com que o X perdesse todas as suas receitas no país e fechasse seu escritório no Brasil.

Embora nem o X nem Musk tenham identificado o juiz que emitiu a decisão, o bilionário proprietário do site estava respondendo a outra postagem que acusava o ministro do Supremo Tribunal Fedral, Alexandre de Moraes, de reprimir a liberdade de expressão.

Moraes não respondeu aos pedidos de comentários na noite do sábado (6).

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A briga ocorre no momento em que os tribunais ampliam a luta contra notícias falsas e o discurso de ódio online.

Numa decisão recente, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou uma resolução que exige que as redes sociais limitem a propagação de notícias falsas durante as eleições.

No ano passado, a Justiça Federal ordenou a proibição temporária do Telegram no Brasil depois que o serviço de mensagens se recusou a compartilhar informações sobre grupos neonazistas com a Polícia Federal.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Na época, o Telegram foi multado em R$ 1 milhão por dia até cumprir a ordem judicial.

Musk já entrou em conflito com autoridades brasileiras por causa do bloqueio de conteúdo em sua plataforma.

No ano passado, o X inicialmente resistiu a mais de 500 pedidos do Ministério da Justiça do Brasil para remover postagens e perfis que hospedavam conteúdo suspeito de inspirar violência nas escolas.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A empresa sediada em São Francisco, Califórnia, posteriormente removeu parte do material citado pelo Ministério da Justiça.

No passado, o site atendeu a pedidos para restringir o acesso a alguns conteúdos em outros países, incluindo Turquia e Índia.

Musk escreveu em uma outra postagem que “a censura agressiva parece violar a lei e a vontade do povo do Brasil”.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Acreditamos que tais ordens não estão de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal brasileira, e contestamos as decisões legalmente sempre que possível”, de acordo com uma postagem na conta de Assuntos Governamentais Globais do X.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.