Em Expansão, Petz (PETZ3) Inicia Operações na Região Norte
| ,

Em Expansão, Petz (PETZ3) Inicia Operações na Região Norte

A Petz está presente em 17 Estados, e seu planejamento prevê a chegada a todas as unidades da federação em até cinco anos.

Por
Atualizado em 15/06/2021

Em rota de expansão desde que abriu seu capital, no ano passado, a varejista de produtos para animais de estimação Petz (PETZ3) acaba de chegar à única região brasileira em que ainda não havia fincado bandeira: o Norte do País.

Em maio, a companhia desembarcou em Palmas (TO) e, já no fim desta semana, chega a Manaus (AM). Hoje já são 143 lojas Petz espalhadas pelo País. Com a unidade de Manaus, serão 11 inaugurações em 2021.

A Petz está presente em 17 Estados, e seu planejamento estratégico prevê a chegada a todas as unidades da federação em até cinco anos.

Banner will be placed here

“No começo tínhamos dúvida se alguns Estados suportariam o modelo de lojas, mas fomos muito bem recebidos. Acabamos concluindo que era mais um problema de oferta do que de demanda”, afirmou o presidente da Petz, Sergio Zimerman, ao Estadão.

Segundo o executivo, a presença física em novos Estados trouxe um efeito positivo.

No Norte e Nordeste, por exemplo, a venda online sofria uma grande barreira de entrada por conta de prazos de entrega longos e altos preços de frete – questões que se amenizaram com a presença local. Em alguns casos, a venda online deu um salto.

Em Natal (RN), por exemplo, esse segmento se multiplicou por 30 após a chegada ao Estado.

Apesar de ser líder de mercado, a Petz atua num setor ainda muito pulverizado: a empresa tem 6% desse mercado, seguida de perto pela rival Cobasi, com 5%.

No Norte e no Nordeste, o domínio dessas redes, no entanto, é bem menor e o mercado está quase todo na mão de pequenos empreendedores. A ideia é seguir abrindo cerca de 30 a 40 novas lojas por ano.

O executivo explica que o prazo mais longo para a concretização desse plano se deve ao fato de que nem sempre há oferta imobiliária disponível para a construção de pontos de venda.

A ideia, frisou, é fazer inaugurações em localizações nobres e de grande movimento. Ainda que o avanço orgânico venha sendo o pilar de crescimento, aquisições para acelerar esse processo estão na mesa.

No entanto, essa não deve ser a estratégia para crescer o número de lojas, mas sim em outras formas de atender os donos de pets, indo também além dos centros veterinários e hospitais.

Outros serviços, que podem ir de “dog walkers” a planos de saúde para os animais de estimação, poderão ser agregados.

O executivo diz que a estruturação dessas novidades em um marketplace está em curso e que alguma novidade já poderá ser conhecida neste ano.

Para os analistas do banco Itaú BBA, a companhia vem apresentando forte crescimento de receitas, com boa execução de seu plano de abertura de lojas físicas e presença digital firme.

“Os resultados do primeiro trimestre do ano corroboram nossa tese de que a Petz está liderando uma jornada de consolidação no mercado de pet care no Brasil”, aponta o documento, assinado pelos analistas Thiago Macruz, Helena Villares, Gabriel Simões e Maria Clara Briza Infantozzi.

Resultado da Petz no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado da Petz (PETZ3) no primeiro trimestre de 2020 (1t21), divulgado no dia 10 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 11,4 milhões no 1T21, uma baixa de -40,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Petz atingiu R$ 40,4 milhões no 1T21, apresentando retração de -3,5% na comparação com o 1T20.

A Margem Ebitda da Petz totalizou 8,9% no 1T21, apresentando crescimento de 5,1 pontos percentuais na comparação com o 1T20. 

A Margem Líquida da Petz atingiu 2,5% no 1T21, apresentando retração de -0,4 ponto percentual na comparação com o 1T20.

As ações da Petz (PETZ3) acumulam alta de 2,10% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 10,22% nos últimos 30 dias.

Notícias do Mercado Financeiro

Fonte: Estadão Conteúdo.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE