O que é a Eficiência Marginal Do Capital?

A eficiência marginal do capital é um conceito, introduzido no livro “Teoria Geral”, de Jonh Maynard Keynes, muito importante para análise do cenário econômico e, também, usado com frequência na análise de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O conceito indica a taxa de desconto responsável por tornar o valor da série de anuidades no tempo presente (tempo zero), dado pelo retorno pretendido, igual à oferta de preço.

Ou seja, é a taxa responsável por igualar o valor da renda atual esperada com o preço de um ativo de capital fixo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vale dizer que o conceito desenvolvido por Keynes, embora se enquadre para investimentos no mercado financeiro, tem sua aplicabilidade mais bem enquadrada no que se refere a ativos da economia real.

A eficiência marginal do capital (EMC), portanto, necessita para o investimento ser viável, ser maior que a taxa de juros. Ou seja, os retornos seriam superiores ao custo de capital.

Dito isto, podemos considerar que a EMC nada mais é que a expectativa de retorno de determinado investimento.

Como este conceito funciona?

Os investidores têm na eficiência marginal do capital uma ferramenta como alicerce de apoio para a tomada de decisão.

Portanto, ao investir algum capital, seja ele em alguma situação financeira ou empreendedora, o investidor carrega consigo a expectativa de ganho futuro.

A eficiência do capital é perdida quando o custo de produção ultrapassa o potencial ganho, dessa forma, o investimento passa a não ser mais viável.

Devemos constatar que a análise da eficiência do capital deve ser feita por todo indivíduo que deseja investir em alguma situação financeira ou empreendimento, com a intenção de minimizar o erro.

Outro ponto relevante a ser destacado é a relação do investimento com a taxa de juros, também muito abordada por Keynes em sua obra “Teoria Geral”.

Portanto, para auferir qualquer investimento, o investidor deve analisar o custo de capital daquele. Ou seja, a rentabilidade exigida para tal investimento.

Neste caso, quanto menor for à taxa de juros, maior será o aporte de investimento, ou seja, o capital utilizado deve ser maior.

Por outro lado, quanto mais alta for a taxa de juros, menor deve ser o investimento realizado.

Quando um investimento ocorre com altas taxas de juros, significa que este detém um alto custo de capital, ou seja, o investimento possui baixa eficiência, o que não é viável.

Veremos no próximo ponto que, a depender do investimento, a ótica sobre a taxa de juros deve mudar.

Portanto, é preciso compreender qual tipo de investimento está sendo tratado. Vejamos na sequência.

A aplicação da Eficiência Marginal do Capital

Como já dissemos anteriormente, mesmo seu conceito sendo muito aplicado nos negócios e empreendimentos, sua análise (EMC) para a viabilidade do investimento deve divergir no que tange à aplicações no mercado financeiro.

Parece um pouco confuso? Pois bem, deixaremos a explicação mais clara para o leitor, e veremos que a aplicação do conceito para ambos os investimentos é bem simples. Vejamos.

Para um investidor que pretende aplicar em algum negócio ou empreendimento, se tratando de investimentos na “economia real”, a taxa de juros se torna inversamente proporcional à viabilidade do empreendimento.

Vimos que um dos motivos para isso acontecer é o fato de que o custo de capital irá se elevar, fazendo com que o investimento tenha baixa eficiência.

Contudo, outro ponto que precisa ser destacado relaciona-se ao custo de capital, ou seja, quanto mais elevado, mas acarretará negativamente o consumo, prejudicando diretamente o investimento.

Agora, se tratando do investidor do mercado financeiro, quanto mais elevada for a taxa de juros, mais atrativa se torna a renda fixa.

Portanto, embora o conceito seja o mesmo, devemos analisar os dois tipos de investimento, no que tange a análise da taxa de juros, em uma perspectiva por caminhos inversos.

Por fim, é importante compreender que, para poder encontrar a Eficiência Marginal do Capital, é necessário analisar o contexto e o tipo de investimento a ser feito.

Esse contexto deve ser analisado por meio da taxa de juros vigente, e por meio de uma visão macro das expectativas para a economia local.