O que é eficácia e como funciona

Eficácia

Saiba mais sobre eficácia, significado, conceito, para que serve e como funciona. Entenda tudo sobre a eficácia.

O que é a Eficácia?

A eficácia mede a relação que ocorre entre os objetivos pretendidos e a ação para sua busca.

Podemos dizer que eficácia diz respeito à capacidade, independente do quanto de recursos disponíveis, para alcançar determinado objetivo, tendo em vista que os recursos não se tratam apenas do dinheiro disponível.

Os recursos, aos quais nos referimos além do dinheiro, podem ser: tempo, conhecimento, informações relevantes, dentre outros.

Banner will be placed here

O conceito de eficácia é muito importante e está ligada diretamente à administração, formando os 3Es da administração (eficácia, eficiência e efetividade).

Veremos em breve que estes três conceitos têm grandes diferenças, porém, ambas as peculiaridades são de extrema importância para o funcionamento de uma empresa.

Voltando para o conceito de eficácia, esta se relaciona a melhor maneira de utilizar os recursos que estão disponíveis. Neste caso, procura-se o melhor desempenho para chegar às metas estipuladas.

Tomemos como exemplo uma empresa que disponibiliza R$ 5.000,00 para um determinado projeto em propaganda.

Neste caso, a eficácia significa que todo o orçamento disponível foi utilizado e garantiu um resultado satisfatório.

Veremos na sequência a diferença entre os 3Es da administração e, mostraremos, a importância da eficácia para as empresas.

A diferença entre os 3Es da administração

Primeiramente, devemos dizer que é fundamental para o andamento de uma organização conhecer o significado dos termos que são muito utilizados no cotidiano do trabalho, quanto mais para um planejamento estratégico.

Saber a diferença desses três conceitos é de suma importância para o planejamento estratégico da equipe, podendo concluir se esta está desempenhando da melhor forma o seu papel, sem haver necessidade de mudanças.

Dito isto, começaremos a entender melhor a diferença dos três conceitos, que é o objetivo central dessa seção.

Tomemos como exemplo a construção de uma casa.

Imaginemos, agora, que todo o orçamento feito por você, optando por comprar materiais mais baratos (sem perceber que eles possam ser de qualidade inferior), acabou ficando dentro do previsto.

Além disso, a contratação da mão de obra responsável pela construção também foi a mais barata das opções, e o tempo para a casa estar pronta se encaixou dentro do previsto.

Podemos observar que o resultado lhe satisfez e, aparentemente, foi eficiente. Contudo, alguns dias depois, a casa estava cheia de infiltrações.

Neste caso, podemos dizer que o serviço foi eficaz? A resposta é simples. Claro que não! Pois pouco tempo depois da construção da casa ela já possuía várias infiltrações.

Pois bem, apresentamos até aqui a diferença entre eficácia e eficiência, mas você deve estar se perguntando: e a efetividade?

A efetividade nada mais é do que a capacidade ou condição de ser, ao mesmo tempo, eficaz e eficiente.

Ou seja, no exemplo que usamos, para ser eficiente, você deveria ter construído uma casa sem desperdiçar recursos (sendo eficiente), e sem causar problemas (sendo eficaz), como o da infiltração.

Esses três efeitos estão nitidamente presentes no dia a dia de uma organização, sempre se relacionando, por isso a relevância em entender duas divergências para melhoria nos processos internos.

A importância da Eficácia para as empresas

As empresas necessitam entregar, por meio de seus produtos e serviços, resultados aos clientes.

A maneira como os resultados são entregues, de forma eficaz ou não, será muito importante, ou melhor, determinante para o resultado do negócio.

Imagine que você faz uma compra online para adquirir um sofá. Agora, imagine que esse é o sofá dos seus sonhos, aquele que você estava pretendendo há anos.

Quando o entregador chega a sua casa e você se depara com o sofá, percebe que ele veio com a cor diferente da que havia pedido.

Neste caso, a empresa entregou o produto que você havia pedido, contudo, não foi capaz de cumprir com seu objetivo, pois o produto que chegou não foi da mesma cor solicitada.

Este é um simples exemplo que serve para explicar a presença e as consequências da eficácia nas empresas, a todo o momento.Devemos salientar, por fim, que a incapacidade de ser eficaz faz com que as empresas possam perder inúmeros clientes.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE