O que é Efetividade?

Efetividade significa a capacidade ou condição de alcançar determinado objetivo, cumprindo com os critérios definidos, evitando desperdícios e utilizando o mínimo de recursos possíveis.

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A efetividade pode consistir na união entre eficiência e eficácia, porém, temos que ter cuidado para não haver confusão entre os conceitos.

Na administração, ser efetivo está relacionado a atingir metas nos devidos prazos estabelecidos, com o fim de apresentar um resultado positivo e satisfatório para a empresa.

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As palavras eficiência, efetividade e eficácia, muitas vezes são tratadas como sinônimos, contudo, mesmo que de certa forma estão interligadas, não têm o mesmo significado.

Em alguns casos, mesmo sem eficiência, podemos considerar o projeto de uma empresa como eficaz. Já, no caso da efetividade, esta pode estar relacionada à união dos conceitos de eficiência e eficácia.

Portanto, a efetividade é a capacidade de unir os outros dois conceitos (eficiência e eficácia) para chegar ao objetivo sem desperdiçar recursos.

Por fim, é importante dizer que o conceito de eficiência é muito importante e está ligada diretamente à administração, formando os 3Es da administração (eficiência, eficácia e efetividade).

Dito isto, veremos na sequência a diferença entre os 3Es da administração, e mostraremos porque a eficiência é tão importante para os negócios.

A diferença entre os 3Es da administração (Eficácia, Eficiência e Efetividade)

Primeiramente, devemos dizer que é fundamental para o andamento de uma organização conhecer o significado dos termos que são muito utilizados no cotidiano do trabalho, quanto mais para um planejamento estratégico.

Saber a diferença desses três conceitos é de suma importância para o planejamento estratégico da equipe, podendo concluir se esta está desempenhando da melhor forma o seu papel, sem haver necessidade de mudanças.

Dito isto, começaremos a entender melhor a diferença dos três conceitos, que é o objetivo central desta seção.

Tomemos como exemplo a construção de uma casa.

Imaginemos, agora, que todo o orçamento feito por você, optando por comprar materiais mais baratos (sem perceber que eles possam ser de qualidade inferior), acabou ficando dentro do previsto.

Além disso, a contratação da mão de obra responsável pela construção também foi a mais barata das opções, e o tempo para a casa estar pronta se encaixou dentro do previsto.

Podemos observar que o resultado lhe satisfez e, aparentemente, foi eficiente. Contudo, alguns dias depois, a casa estava cheia de infiltrações.

Neste caso, podemos dizer que o serviço foi eficaz? A resposta é simples. Claro que não! Pois pouco tempo depois da construção da casa ela já possuía várias infiltrações.

Pois bem, apresentamos até aqui a diferença entre eficácia e eficiência, mas você deve estar se perguntando: e a efetividade?

A efetividade nada mais é do que a capacidade ou condição de ser, ao mesmo tempo, eficaz e eficiente.

Ou seja, no exemplo que usamos, para ser eficiente, você deveria ter construído uma casa sem desperdiçar recursos (sendo eficiente), e sem causar problemas (sendo eficaz), como o da infiltração.

Esses três conceitos estão nitidamente presentes no dia a dia de uma organização, sempre se relacionando, por isso a relevância em entender suas divergências para melhoria nos processos internos.

A importância da Efetividade para a empresa

As empresas necessitam entregar, por meio de seus produtos e serviços, resultados aos clientes.

A maneira como os resultados são entregues, de forma efetiva ou não, será muito importante, ou melhor, determinante para o resultado do negócio.

Imagine que você contratou o serviço de uma empresa de móveis planejados para construir sua cozinha. Agora imagine que aquela é a cozinha dos seus sonhos e que você estava planejando há anos.

A empresa deverá montar a sua cozinha exatamente da maneira como foi planejada (eficácia) e, por conseguinte, deverá usar apenas os materiais necessários, sem desperdiçá-los (eficiência).

Portanto, se a empresa concluir a cozinha exatamente como planejada pelo cliente e sem desperdícios de materiais e tempo, podemos dizer que ela foi efetiva, ou seja, eficiente e eficaz.

Devemos ressaltar que, quanto maior for à empresa ou maior for seu crescimento, maiores são as chances de perdas de efetividade.

Dito isto, devemos destacar a necessidade de uma boa gestão, para que os planejamentos sejam feitos e concluídos da melhor maneira possível. Dessa forma, seus custos serão diminuídos.