O que é o Efeito Wobegon?

O efeito Wobegon, embora sua denominação seja um tanto quanto estranha, e talvez nunca tenhamos ouvido sobre seu respeito, ele é um velho conhecido de todos nós.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Todos já nos consideramos, ou, conhecemos alguém que se considera acima da média, mesmo não tendo mais habilidade que os demais sobre determinado assunto.

Portanto, ao nos considerarmos mais inteligentes, mais espertos, mais sábios que outras pessoas, sobre determinado assunto, mesmo não tendo muito conhecimento a respeito, estamos sobre os sintomas do efeito Wobegon.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Esse efeito é considerado um viés cognitivo, devido à tendência que vêm de nossas mentes e resulta no erro de processar informações.

O viés cognitivo se caracteriza quando nosso cérebro toma decisões a partir de ideias e experiências já vividas, excluindo dessa maneira a avaliação dos fatores de forma racional e imparcial.

Ou seja, são atalhos que o cérebro utiliza para tomar decisões mais rápidas, porém, levando a falhas na racionalidade e interferências no julgamento.

Podemos perceber que nossa mente causa distorções entre a maneira que enxergamos a nós mesmos comparado com a maneira que enxergamos as outras pessoas.

Em muitos casos, temos maior facilidade em perceber os sintomas desse efeito em outras pessoas (amigos, familiares) do que em nós mesmos.

Podemos citar o exemplo que reflete sobre grande parte dos motoristas brasileiros, onde estes veneram que dirigem melhor que a grande maioria.

No entanto, não podemos tomar isso como uma verdade, e sim, dizer que muitos superestimam a própria capacidade.

O grande problema é que esse efeito não se resume apenas ao exemplo dos motoristas. Ele está presente nas mais diversas áreas.

Portanto, o efeito Wobegon afeta tanto nossas vidas pessoais, profissionais, como financeiras, influenciando desde nossas tomadas de decisões aos nossos comportamentos no dia a dia.

Deste modo, apresentaremos na sequência as consequências desse efeito e como ele está presente nas nossas vidas financeiras.

As consequências do Efeito Wobegon

Após algumas observações, os psicólogos Justin Krugger e David Dunning, constataram que grande parte das pessoas observadas se considerava as mais inteligentes do ambiente, mesmo estando abaixo da média em termos de conhecimentos.

O estudo apontava que essas pessoas, tais quais se consideravam excessivamente boas, mesmo estando abaixo da média, possuíam muita dificuldade em reconhecer suas limitações.

Por outro lado, as pessoas que possuíam rendimentos superiores acabavam por subestimar suas reais capacidades e, a partir disso, se mostravam menos confiante em relação aos outros.

O efeito Wobegon, responsável por limitar a identificação da capacidade intelectual, como já dissemos, pode acarretar em tomadas de decisões errôneas e na dificuldade da autocrítica, restringindo nossa capacidade de evoluir como pessoa.

Este efeito não reflete só na maneira como avaliamos nossas condutas, mas também a de terceiros.

Neste caso, torna-se difícil saber se conseguimos definir a capacidade da outra pessoa, ou se apenas estamos confiando na segurança que esta demonstrou para nós.

O Efeito Wobegon nas finanças

Assim como outros vieses, o efeito Wobegon nos faz superestimar algumas qualidades nossas, no que tange às finanças, superestimamos nossos conhecimentos sobre mercado financeiro.

Nesse caso, esse efeito tanto nos faz superestimar nossos próprios conhecimentos sobre o mercado financeiro como abdicar da responsabilidade de nossos próprios fracassos.

O fato de acharmos que entendemos mais do assunto com relação aos outros investidores, nos faz achar culpados por nossos erros, como uma eventual crise, por exemplo.

Outro problema que ocorre com muita frequência é sobre o ato de pular etapas de planejamento, assim como imaginar que não há a necessidade de estudar e se atualizar sobre o assunto.

Devemos dizer que, no Brasil, grande parte das empresas acabam fechando em um curto período de tempo, antes de atingir os cinco anos.

Mesmo com essa informação, muitas pessoas acreditam que não há a necessidade de estudar e se informar, por longo tempo se necessário, para abrir um negócio. Pois bem, esse é o efeito Wobegon.