O que significa Efeito Semmelweis?

O Efeito Semelweis, em inglês Semmelweis Reflex, é um fenômeno psicológico considerado um viés cognitivo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O viés cognitivo se caracteriza quando nosso cérebro toma decisões a partir de ideias e experiências já vividas, excluindo dessa maneira a avaliação dos fatores de forma racional e imparcial.

Ou seja, são atalhos que o cérebro utiliza para tomar decisões mais rápidas, porém levando a falhas na racionalidade e interferências no julgamento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O Efeito Semelweis é uma predisposição que os seres humanos têm em rejeitar informações ou idéias que contradizem suas opiniões e experiências de mundo já vividas.

Achamos que conseguimos tomar nossas decisões a partir de raciocínio lógico e objetivo, mas por mais que tentemos, sempre tomamos nossas decisões baseadas em nossas emoções.

Sendo assim, tomamos nossas opiniões e ideias como certas e nosso cérebro decide excluir outras opiniões que não correspondem às nossas.

O nome desse efeito provém de um médico, Ignaz Semmelweis, que em 1847 percebeu que as taxas de mortalidade por febre puerperal caíam quando os médicos lavavam suas mãos com uma solução de cloro.

O uso dessa solução se fazia necessária, pois, os mesmos médicos que faziam as autópsias eram os que atendiam e operavam os outros pacientes.

Entre um paciente e outro, eles lavavam as mãos apenas com água, o que não eliminava todas as bactérias, gerando uma transferência de bactérias de um paciente para o outro.

Posto isso, Semmelweis começou a pregar o uso dessa solução com cloro antes e depois que os médicos atendessem os pacientes, principalmente as grávidas, e fizessem autópsias.

Porém, diferente do que era esperado, os médicos e obstetras não aceitaram essa ideia de Semmelweis,  achavam a ideia imprópria, alguns por pura inveja outros por ignorância.

E, assim, Semelweis chegou a ser expulso do hospital onde trabalhava, mas continuou sua carreira como professor e morreu tentando impor sua ideia de higiene.

Ideia essa, que era rejeitada por outros médicos apenas por ignorância e incompreensão.

Esse caso mostra que apesar de uma evidência óbvia, os médicos não acreditavam na teoria de Semmelweis, colocando pacientes em grande risco, pelo fato da teoria não ir de acordo com suas vertentes.

Ou seja, mesmo colocando a vida dos pacientes em perigo, os médicos preferiam não testar a teoria de Semmelweis, porque a mesma contradiz suas opiniões.

A diferença entre o Efeito Semmelweis e o viés de confirmação

O Efeito Semmelweis e o viés de confirmação são usados pelo cérebro como forma de sobrevivência perante as coisas já vividas e, apesar de parecerem iguais, os dois vieses possuem detalhes diferentes.

O viés de confirmação é um processo psicológico, onde o indivíduo busca por informações que confirmem ainda mais as suas opiniões.

Ou seja, o cérebro forma um raciocínio viesado a partir da coleta de julgamentos que você prediz serem os corretos. Esses julgamentos são guardados pelo cérebro como preferenciais.

Enquanto isso, os pensamentos e ideias contrárias às suas opiniões são descartadas ou mantidas em segundo plano, para que o acesso não seja tão rápido quanto os pensamentos que parecem serem corretos.

O viés de confirmação faz com que nós mesmos busquemos e recordemos apenas de informações que afirmam e concordem com as ideias que já temos.

Já o Efeito Semmelweis, é uma tendência que o ser humano tem em rejeitar as opiniões contrárias às dele.

Neste caso, a pessoa prefere nem absorver aquela informação que contradiz sua crença.

Então, o viés de confirmação influencia na busca e recordação de opiniões que asseguram ainda mais as nossas.

Já o Efeito Semmelweis, rejeita as informações contraditórias às nossas.

Sendo assim, mesmo que no primeiro momento os dois termos parecem ter o mesmo sentido, podemos ver que eles se divergem em algumas coisas.

O impacto do Efeito Semmelweis nas finanças

O Efeito Semmelweis tem a capacidade de te fazer rejeitar opiniões opostas às suas, assim, não interfere apenas em sua vida pessoal, mas também na profissional e na financeira.

O fato de o Efeito Semmelweis influenciá-lo a rejeitar ideias diferentes das suas, o impede de aprender e aplicar coisas novas restringindo, às vezes, de algumas oportunidades.

Como, por exemplo, você não diversificar seus investimentos apenas porque acha que esses são os melhores, enquanto os demais não dão tanto retorno.

Devemos dizer, portanto, que uma maior diversificação e experiência com outros investimentos pode trazer ganhos iguais ou às vezes maiores do que os investimentos atuais.