O que é o Efeito Posse?

Esse efeito retrata a tendência que nós, seres humanos, temos em atribuirmos maior valor para um item que possuímos comparado ao mesmo item que não nos pertence.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Tal efeito retrata a diferença que estamos dispostos a pagar por um produto e o valor que estamos dispostos a receber pelo mesmo produto quando nos pertence.

Esse conceito evidencia que nossas tomadas de decisões nem sempre são racionais como gostaríamos que fossem.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O economista Jack Knetsch evidenciou essa análise por meio de um famoso experimento. Vejamos na sequência:

Para tal experimento, o economista dividiu as pessoas presentes em dois grupos (com a mesma quantidade de pessoas em cada grupo), onde ambos os grupos iriam responder um questionário.

Cada integrante do primeiro grupo, após responder o questionário, ganhou uma caneca de premiação. Já os integrantes do segundo turno ganharam uma barra de chocolate após o término do questionário.

Após todos terem finalizado os testes, foi oferecido aos integrantes do primeiro grupo a possibilidade de trocarem suas canecas por uma barra de chocolate.

A mesma oferta foi feita para os integrantes do segundo grupo, onde, cada qual poderia trocar sua barra de chocolate por uma caneca.

O número de indivíduos que decidiram efetuar a troca foi muito abaixo comparado aos que preferiram ficar com a premiação que haviam ganhado de início.

Devemos dizer que não havia motivo algum para as pessoas não aceitarem a troca. Sendo assim, fica comprovado que essa atitude de alguma forma está referida ao efeito posse.

Dito isto, podemos considerar que várias atitudes que tomamos no nosso dia a dia, quanto mais nas decisões financeiras, podem derivar mais de consequências psicológicas do que ser fruto da racionalidade.

Causas do Efeito Posse

Esse efeito está presente em diversos momentos de nossas vidas, e se associa às nossas emoções e medo, por exemplo.

Em muitos momentos já deixamos de expor nossas opiniões apenas para não contrariar algum familiar, amigo, ou qualquer pessoa no ambiente de trabalho.

Essa atitude está relacionada ao nosso medo, seja ele por causar uma instabilidade no emprego, por perder um amigo, ou pelo risco de brigar com algum familiar.

Pois bem, essa atitude que tomamos, muitas vezes, ocorre pela nossa aversão ao risco e a perda, que são as principais causas da atuação do efeito posse.

Esse efeito também se estende para o mercado financeiro, pois, muitas vezes, o investidor deixa de praticar alguma transação por medo de perder dinheiro.

A aversão ao risco, quando se trata do mercado financeiro, pode levar o investidor a perder boas oportunidades devido a esse medo de perder dinheiro em determinadas transações.

A verdade é que o investidor deve sempre estar atento ao efeito posse, fato que pode melhorar muito sua vida financeira e seus investimentos, além das relações pessoais.

O Efeito Posse e nossas decisões sobre investimentos

É importante ter muita serenidade e frieza para atuar no mercado financeiro, especialmente quando se trata do mercado de renda variável.

Ainda assim, no momento de compra e venda de ações, se torna muito difícil termos o pleno controle físico e psicológico em nosso comportamento.

Existem vários motivos para uma pessoa comprar ou vender determinadas ações, por isso, se torna quase inevitável que o investidor não sinta a adrenalina nesse momento.

O ideal, no intuito de obter lucro, é que o investidor compra ações na baixa e venda na alta.

Contudo, o fenômeno do efeito posse pode entrar em cena nessa decisão que parece ser simples e óbvia. Veremos como isso funciona.

Veja bem, quando o indivíduo não possui aquele papel, ele não tem valor sentimental algum para o comprador, que estará disposto a pagar o mínimo possível por ele.

Agora, quando a ação está sobre a posse do indivíduo, ela passa a valer mais, devido ao valor sentimental, que advém do pertencimento.

Ou seja, o agora vendedor não irá querer vender a ação por qualquer valor, mesmo havendo lucro e, nesse cenário, ele poderá perder uma boa oportunidade.

Por isso a importância de conhecermos o efeito posse, para podermos amenizá-lo.