O que significa Efeito Nocebo?

O Efeito Nocebo, é um tipo de ocorrência neurológica, que começou a ser estudada recentemente e, é caracterizado como respostas fisiológicas pessimistas advindas de emoções.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo, quando procuramos na internet as possíveis causas de uma dor de cabeça e aparece que a dor pode estar relacionada com várias doenças se houver mais alguns sintomas.

Então, é apresentada uma lista de doenças relacionadas a alguns sintomas e, sem perceber, você começa a sentir os demais sintomas, apenas por estar com medo de que seja aquela doença.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Outro exemplo seria ler a bula antes de tomar algum tipo de remédio e ver os efeitos colaterais que o mesmo pode causar.

Assim, preocupado com esses efeitos, você acaba sentindo (os efeitos) pelo simples fato de estar aflito sobre eles.

O Efeito Nocebo age como se nosso cérebro fosse realmente enganado, levando-o a acreditar que por tomar o remédio você instantaneamente desenvolverá os efeitos colaterais.

Essa é a principal questão do Efeito Nocebo, ele te faz ter respostas fisiológicas e bioquímicas reais. Causando acontecimentos que ocorrem pelas expectativas negativas que temos de algo.

Dito isto,o efeito pode ser maior ou menor dependendo das suas experiências, expectativas ou informações que são passadas.

O Efeito Nocebo pode te levar a sentir efeitos colaterais ao tomar um placebo, por exemplo.

O Efeito Nocebo e outros vieses

O Efeito Nocebo tem relação com vários vieses cognitivos, e ele mostra como esses vieses influenciam as nossas ações.

Um dos exemplos seria o viés de confirmação que é um processo psicológico, onde o indivíduo busca por informações que confirmem ainda mais as suas opiniões.

Ou seja, o cérebro forma um raciocínio viesado a partir da coleta de julgamentos que você prediz serem os corretos. Esses julgamentos são guardados pelo cérebro como preferenciais.

Enquanto isso, os pensamentos e ideias contrárias às suas opiniões são descartadas ou mantidas em segundo plano, para que o acesso não seja tão rápido quanto os pensamentos que você acha serem corretos.

Outro exemplo refere-se ao viés atencional, que é a predisposição que todos nós temos de decidir aonde colocar nossa atenção segundo nossas emoções.

Pois, diferente do que pensamos, não tomamos decisões só com base na racionalidade, mas também levamos em consideração questões emocionais.

O viés atencional contribui muito na criação do Efeito Nocebo, visto que ele fixa sua atenção conforme suas emoções.

Por fim, o viés da negatividade também pode entrar como um exemplo que potencializa o Efeito Nocebo.

Neste caso, a característica do viés de negatividade é a tendência que o ser humano tem de lembrar mais facilmente das coisas negativas em detrimento das coisas positivas.

Sendo assim, ao ler sobre algo ruim relacionado a sintomas, ou efeitos colaterais, sua mente começa a acreditar muito naquilo, até que seu corpo começa a ter reações a partir dessas ideias.

Fora esses três exemplos, o Efeito Nocebo também pode ser relacionado com o viés de congruência e heurística de representatividade.

A diferença entre o Efeito Nocebo e o Efeito Placebo

O efeito placebo também é um fenômeno neurológico, bastante usado na farmacologia que, do mesmo modo, pode causar eventos fisiológicos reais.

Mas, ao contrário do Efeito Nocebo, o efeito placebo causa eventos positivos e não negativos.

Tomemos como exemplo quando os especialistas dão a uma pessoa uma pílula placebo como remédio para curar ou diminuir os sintomas de alguma doença.

Certamente, essa pílula não interferirá na manifestação ou não da doença.

Porém, a “crença” da pessoa em ter tomado o remédio para a tal doença, faz com que ela não desenvolva os sintomas.

Ou seja, o efeito placebo causa eventos fisiológicos benéficos, ao contrário do Efeito Nocebo.