O que significa Efeito Menos É Melhor?

O Efeito Menos é Melhor, em inglês Less-is-better Effect, é um fato considerado um viés cognitivo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O viés cognitivo se caracteriza quando nosso cérebro toma decisões a partir de ideias e experiências já vividas, excluindo dessa maneira a avaliação dos fatores de forma racional e imparcial.

Ou seja, são atalhos que o cérebro utiliza para tomar decisões mais rápidas, porém levando a falhas na racionalidade e interferências no julgamento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O Efeito Menos é Melhor é uma predisposição que os seres humanos têm de avaliar algo de forma diferente quando posto separadamente ou em conjunto.

O efeito ocorre quando alguém prefere escolher algo considerado pior entre duas opções, porém, só quando essas opções são analisadas individualmente.

Isso acontece porque, às vezes, temos mais dificuldades de avaliar algumas características em relação a outras.

Como funciona o Efeito Menos é Melhor

Uma das razões pelas quais, muitas vezes, não conseguimos avaliar as propriedades de algo, ocorre pela falta de um parâmetro comparativo.

Tomemos como exemplo um indivíduo que pretende comprar um notebook e, ao chegar à loja, o vendedor fala que o processador é um dos melhores que existem.

O vendedor pode estar certo, mas se o consumidor não tem um conhecimento ou um parâmetro sobre processadores de notebook, essa informação não irá ajudar a avaliar o notebook.

Basicamente, o Efeito Menos é Melhor supõe que podemos analisar algo específico de uma forma boa, mas, se esse o mesmo item for analisado com outros, podemos classificá-lo como um item ruim.

Por exemplo, quando você ganha de aniversário um chocolate importado no valor de R$ 35,00 e um sapato no valor de R$ 40,00.

Supostamente, em termos de valores monetários, o sapato vale mais do que o chocolate.

Porém, quando você analisa que para um sapato o valor pago é um pouco barato se comparado ao chocolate, você se sente mais feliz e satisfeito em ter recebido o chocolate.

Isso porque para um chocolate o preço pago foi alto, mas para um sapato não.

Outro exemplo que se enquadra seria quando você recebe uma vaga de trabalho para a sua área com um valor de remuneração de R$ 2.500,00.

Aparentemente, você fica feliz e acha que o valor é significativo.

Porém, quando descobre que existem duas vagas iguais a sua e a outra pessoa vai receber R$ 3.000,00, a vaga de R$ 2.500,00 já não parece ser a mais agradável..

Isso acontece porque, em certos casos, a realidade não ocorre conforme nossas expectativas.

Quando você não tem expectativa de algo bom e acaba acontecendo, você sente que a realidade ultrapassou suas expectativas.

Contudo, quando você cria expectativas sobre algo e as coisas não acontecem conforme o que você imaginou, acaba ficando desapontado.

Achamos que tomamos decisões e pensamos de forma racional, mas, a verdade é que nossas emoções e a forma como as coisas nos são apresentadas influenciam muito nossas atitudes.

Dessa forma, temos a tendência de escolhermos sempre a opção com menores chances de riscos ou com um número menor de perdas.

Como se beneficiar do Efeito Menos É Melhor?

Quando você compra um item caro dentro de certa categoria, acaba acarretando em uma valorização deste produto.

No exemplo acima, do chocolate e do sapato, o preço gasto para comprar o chocolate é considerado caro para tal produto, mas o preço gasto no sapato é considerado barato.

Então, comprar um item mais caro dentro de uma categoria considerada barata pode parecer que você gastou mais para presentear uma pessoa.

Você pode fazer com que a pessoa se sinta mais contente dando algo caro de certa categoria acessível.

O impacto do Efeito Menos É Melhor nas finanças

O Efeito Menos é Melhor pode nos influenciar a pagar mais por itens de qualidade baixa e pode nos levar a descartar produtos relativamente valiosos por causa de pequenas imperfeições.

Assim como praticamente todos os vieses cognitivos são aplicados e explorados pelo marketing e pela publicidade, com o Efeito Menos é Melhor não seria diferente.

Sendo assim, o Efeito Menos é Melhor pode ser usado na publicidade para promover um produto de uma determinada categoria e cobrar mais do que esse item realmente vale.