O que é o Efeito Manada?

O efeito manada diz respeito à tendência que os seres humanos possuem em repetir determinadas ações realizadas por outras pessoas, principalmente se essas forem influentes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O nome é uma alusão ao que ocorre no reino animal, com espécies que vivem em comunidades. Neste caso, todos os participantes do grupo seguem a mesma direção do mais forte.

Contudo, quando se trata do reino animal, esse comportamento pode proteger os animais de um ataque de um predador, sendo nada mais que a necessidade de proteção.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Já, quando o efeito ocorre com os seres humanos, nem sempre suas consequências podem ser positivas.

Esse efeito, tipicamente psicológico, que estimula as pessoas a repetirem ações praticadas por outras pessoas, teve grande valor no que tange o desenvolvimento da humanidade.

 O efeito manada depende de algumas condições para alcançar a vida dos seres humanos, como, por exemplo:

  • A necessidade que temos em nos adequarmos aos comportamentos da sociedade;
  • Acreditar que existe uma boa razão para a maioria agir daquela forma;
  • Sensação de estarmos mais seguros ao seguir a forma de pensar de todo o grupo.

Portanto, se alguma pessoa com boa reputação, ou muita influência promove alguma escolha, há uma tendência de que seus admiradores sejam atingidos pelo efeito manada.

Veremos, na sequência, como esse efeito afeta a vida dos investidores, e como podemos fazer para não sermos afetados por ele.

O Efeito Manada no mundo dos investimentos

O comportamento de manada, apesar de ser um mecanismo de nossas mentes voltadas para a sobrevivência, quando alcança os investimentos, não acarreta em resultados positivos para os investidores.

Basta imaginarmos uma notícia sobre determinada empresa fazendo com que os investidores, ao mesmo tempo, decidam comprar ou vender as ações dessa empresa.

Vale entender que os ativos na Bolsa de Valores têm na lei de oferta e demanda a determinação de seus valores.

Sendo assim, valores de determinada ação irão subir com altas procuras, no entanto, os preços de determinadas ações podem despencar se muitos investidores passarem a venderem o papel ao mesmo tempo.

Na prática, devemos dizer que o efeito manada pode ocasionar bolhas especulativas e, por consequência, graves prejuízos reais.

É devido a esses comportamentos que foi criado o Circuit Breaker, um recurso específico para evitar uma quebra na bolsa de valores.

Portanto, o Circuit Breaker funciona como uma paralisação nas transações da bolsa assim que detectado o efeito manada.

A pausa nos negócios ocorreu por 30 minutos, quando o Ibovespa cai 10% na comparação com o último dia útil.

Essa pausa ocorre para que os investidores consigam voltar às suas atividades com mais tranquilidade, estabilizando os movimentos de compra e venda de ações.

Essa paralisação pode ser retomada por 1 hora se a queda chegar a 15%. Caso chegue a 20%, poderá haver a paralisação do mercado até que a B3 defina sua reabertura.

Entre cada uma das paralisações é necessário um tempo de no mínimo 30 minutos para que o mercado se mantenha reaberto. 

Portanto, o Circuit Breaker nada mais é que um meio de proteger a B3 de movimentos incomuns no mercado.

Como escapar do Efeito Manada

O movimento que situa atrás deste efeito está diretamente ligado ao nosso psicológico, causado pelo medo de perder. Isso significa que todos estão suscetíveis a ele.

O ato dos investidores de vender na baixa e comprar na alta está diretamente ligado a esse medo da perda.

No entanto, quando o assunto é investimentos, existem muitos perigos recorrentes do efeito manada, por isso a importância de evitá-lo.

Podemos apontar três importantes maneiras de evitar este efeito e, assim, também graves prejuízos.

A primeira está relacionada ao estudo. Pois bem, para investir é muito importante ter o conhecimento se vale a pena ou não investir em determinada empresa.

A segunda é direcionada ao investidor que não possui muito conhecimento sobre o assunto, sendo para este, importante procurar ajuda de algum profissional que domine o tema.

Por fim, é muito importante possuir uma diversificação na carteira, com o intuito de minimizar os riscos no mercado de renda variável.