O Que é o Efeito Isolante?

O efeito isolante, também chamado de efeito Von Restorff, caracteriza a tendência de maior facilidade que nós, seres humanos, temos em nos lembrar dos elementos que diferem dos demais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse efeito foi descoberto em 1933 pela pesquisadora Hedwig Von Restorff.

Seus estudos ficaram conhecidos por determinar que os seres humanos tendem a se lembrar com mais facilidade dos elementos que se destacam dos demais, podendo ser pela sua cor ou forma, por exemplo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Após várias interpretações, os resultados mostraram que esse efeito não era resultado apenas das variações da capacidade de atenção, mas também do fato de nossa mente codificar informações de diversas formas.

O efeito isolante, ou Von Restorff está presente em nossas vidas, em todo o momento, e muitas vezes nem notamos.

Vejamos o exemplo:

Imagine chegarmos a nossa casa, de noite, com muita fome, depois daquele cansativo dia de trabalho, onde tivemos muitos problemas para resolver e parecia que o tempo não ia passar.

Pois bem, ao abrirmos a porta nos deparamos com uma bela pizza, quentinha, pronta para ser “devorada”.

Nesse caso, a nossa atenção se volta toda para a pizza, até por conta das circunstâncias, fazendo com que não prestemos atenção nos demais itens ao redor.

Enfatizando o que é o efeito isolante, mostraremos na sequência como este fenômeno está frequentemente no nosso dia a dia, podendo trazer tanto consequências positivas como negativas.

Por fim, apresentaremos como o efeito isolante se aplica nas nossas vidas financeiras.

O Efeito Isolante no dia a dia

O efeito isolante pode ser muito útil em momentos importantes de nossas vidas.

Não é à toa que quando estamos estudando marcamos os itens mais importantes com canetas coloridas, ou damos algum jeito de destacá-los.

Neste caso, não fazemos isso por estética, e sim porque nossa mente grava o que está destacado, ou seja, o que se diferencia dos outros, mais facilmente.

Ora, quem nunca chegou a uma prova de escola ou faculdade e lembrou exatamente onde a resposta de uma questão estava grifada no livro.

Pois bem, às vezes temos muitas coisas para lembrar, como é o caso de uma prova cujo conteúdo é muito extenso.

Ao grifarmos aquela resposta no estudo do dia anterior, fizemos com que nossa mente memorizasse o que estava escrito pelo simples fato de estar em destaque.

A princípio parece que esse efeito é muito bom para nossas vidas, e que nada de errado há nele.

Realmente, o efeito isolante pode ser muito bom em nossas vidas, porém, ele apenas nos indica a focar no que difere dos outros. Portanto, pode haver efeitos negativos desse fenômeno.

Veja bem, o problema pode aparecer quando destacamos erroneamente o que está à nossa volta. Feito isso, nossa mente tenderá a lembrar do que foi destacado e descartar o que poderia ser útil.

Uma vez concretizado este ocorrido, o efeito isolante poderá afetar diretamente nossas vidas, tanto pessoal, como profissional, sem excluir, é claro, nosso comportamento financeiro.

O Efeito Isolante nas Finanças

O fenômeno desse efeito pode ser observado de forma mais clara no comportamento que temos frente ao consumo, pois ele aparece principalmente por meio da publicidade.

Esse conceito, que muitos de nós nunca tínhamos ouvido falar, já é um velho conhecido das companhias.

Foi por meio de estudos de neuromarketing, há anos atrás, que as companhias descobriram como conquistar nossa atenção usando técnicas de diferenciação em embalagens e propagandas.

Em muitos casos, acabamos consumindo determinado produto por lembrarmos com maior facilidade de sua marca, seja pela forma como foi escrita no outdoor, seja pela cor ou formato da embalagem.

Portanto, devemos ter a ciência de que nem sempre estamos consumindo o melhor produto, pois, em muitos casos, nem sempre a melhor marca consegue se diferenciar das demais em vocação do efeito isolante.