O que é o Efeito IKEA?

Este efeito é um tipo de viés cognitivo que exerce uma compleição do comportamento humano cuja premissa exerce um importante papel de reconhecer uma maior importância após a finalização do produto.

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Essa tendência mental faz com que atribuímos maiores valores a itens montados por nós mesmos, comparados aos produtos produzidos por terceiros.

Essa tendência de darmos mais valor aos produtos que nós mesmos produzimos vale mesmo quando estes produtos possuem as mesmas qualidades, ou até, quando possuem qualidade inferior.

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A denominação desse efeito tem inspiração na loja de venda de móveis, IKEA, de origem sueca, onde seus produtos são caracterizados pelos atrativos design e praticidade na montagem.

A loja também adota uma política para que os consumidores montem os próprios produtos. Portanto, devido a essa política e a praticidade na montagem, surgiu a inspiração para a denominação deste efeito.

Há alguns estudos que mostram um maior afeto que nós, seres humanos, sentimos pelos produtos que montamos, ou parcialmente montamos como, por exemplo, apenas apertando alguns poucos parafusos.

Este afeto que sentimos vem do sentimento de fazermos parte da solução, de termos contribuído pelo resultado final que, no caso do exemplo dado, foi à montagem do produto.

Dito isto, veremos na sequência como ocorre o funcionamento efeito IKEA, mostrando alguns exemplos práticos que acontecem no nosso cotidiano e, por fim, apresentaremos como ele está presente na nossa vida financeira.

Como funciona o Efeito IKEA?

Já dissemos que o valor que será agregado ao resultado advém do desejo de participação, do sentimento de pertencimento de ter feito parte do processo de construção.

Ora, imagine alguém que convidou a família toda para comer uma bela lasanha no almoço de domingo.

Agora, imaginemos que essa pessoa sirva aos convidados uma lasanha pronta, daquelas compradas em supermercado, que precisa apenas ser esquentada por alguns minutos no microondas antes de ser servida.

Será que alguém teria a coragem de fazer isso em um almoço em família? Será que algum convidado iria elogiar pelo feito? Isso ocorre porque o indivíduo não teve qualquer responsabilidade naquela receita.

Neste caso, o indivíduo até pode comprar a massa da lasanha pronta, contudo, os outros ingredientes necessários, são feitos por ele. Isso esta ligado ao sentimento de orgulho e a colaboração pelo resultado.

Portanto, o efeito IKEA faz com que, muitas vezes, tenhamos que sair da nossa zona de conforto, e não deixemos a facilidade ferir nossa vaidade.

A relação do Efeito IKEA com as finanças

Devemos saber que os nossos valores sentimentais, em muitos casos, podem atrapalhar os nossos negócios. O que isso quer dizer?

Veja bem, quando um comprador irá mensurar o valor de algo que estamos vendendo, ele irá se basear no valor que o produto tem para ele, e não para nós.

Imaginemos que pretendemos vender um imóvel, cujo valor sentimental é muito grande para nós, até pelo fato de termos construído com muito esforço, trabalho e dedicação.

Contudo, esse sentimento que temos pelo imóvel não tem peso algum para o comprador, tal qual pretende pagar apenas o preço de mercado, ou o valor que ele considera que o imóvel valha.

O Investidor IKEA

No mundo dos investimentos existem aqueles investidores que tampouco estão preocupados em investir, estando apenas motivados com o retorno (lucros) que esses podem lhe dar.

Por outro lado, existem aqueles investidores que tem a preferência por montar e dar seu toque à própria carteira, aquele que tem o prazer de investir e saber de todos os detalhes.

Os investidores que detém este perfil não são motivados, por acreditarem que irão obter resultados melhores do que os profissionais da área. Este é conhecido como “Investidor IKEA''.

O Investidor IKEA apenas tem o objetivo de montar sua própria carteira e selecionar os ativos financeiros. Essa é a sua motivação.