O que significa Efeito Holofote?

O Efeito Holofote (em inglês spotlight effect) é considerado um viés cognitivo que ocorre frequentemente em nosso dia a dia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O viés cognitivo se caracteriza quando nosso cérebro toma decisões a partir de ideias e experiências já vividas, excluindo dessa maneira a avaliação dos fatores de forma racional e imparcial.

Ou seja, são atalhos que o cérebro utiliza para tomar decisões mais rapidamente, porém, levando a falhas na racionalidade e interferências no julgamento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O Efeito Holofote se caracteriza quando damos muita importância aos julgamentos e opiniões das pessoas sobre nós mesmos. Vejamos exemplos práticos do efeito holofote no dia a dia.

  • Por acidente tropeçamos em algum lugar com bastante gente e achamos que todos prestaram atenção e estão comentando sobre o que aconteceu;
  • Você vai a um encontro ou uma reunião com um pedacinho de comida no dente;
  • Você faz algo “surpreendente”, como jogar o papel de longe na lixeira e acertar, automaticamente já olhar ao redor para ver se alguém notou.

O Efeito Holofote é uma tendência que os seres humanos têm de superestimar o quanto as pessoas vão perceber e julgar suas atitudes e sua aparência.

Temos a ideia de que sempre estamos sendo observados e avaliados, que as pessoas estão pensando sobre nós mais do que nós estamos pensando sobre nós mesmos.

Contudo, na maioria das vezes as pessoas não estão dando atenção para nossa aparência ou nossas ações, pois estão ocupadas prestando atenção nelas mesmas.

Ou seja, assim como achamos que as pessoas estão nos observando constantemente, as pessoas também pensam que estão sendo observadas na mesma medida.

Assim, como colocamos nosso eu em primeiro plano, as outras pessoas também fazem o mesmo.

Como no exemplo sobre o pedacinho de comida no dente. Se fosse uma situação em que você visse outra pessoa com comida no dente, o máximo que você faria seria avisá-la.

Mas não ficaria pensando sobre aquilo o dia todo e nem mudaria de opinião sobre a pessoa por causa de um simples pedacinho de comida no dente.

Portanto, se essa situação não te faz mudar de opinião sobre uma pessoa, por que você acha que faria outra pessoa mudar de opinião sobre você?

Isso acontece porque há um desequilíbrio entre o que pensamos dos outros e o que os outros pensam de nós.

Sempre achamos que os julgamentos feitos pelas pessoas serão maiores do que os julgamentos que nós mesmos fazemos.

Tentamos nos julgar da mesma maneira que achamos que os outros nos julgam, entretanto nos baseamos apenas em um ponto de vista, o nosso.

Isto é, moldamos os pensamentos das pessoas a partir dos nossos.

O impacto do Efeito Holofote nas finanças

Os nossos vieses cognitivos podem nos prejudicar em muitas situações, mas podem trazer benefícios e vantagens para alguns setores, em principal a publicidade e o marketing.

Os comerciais e propagandas normalmente exploram nossos vieses para promover maior consumo do produto que estão divulgando.

O Efeito Holofote pode interferir na nossa vida financeira a partir desses comerciais.

Por exemplo, quando vemos um comercial sobre algum produto que, após alguém adquirir, todos ao seu redor começam a notá-lo e admirá-lo. Isso nos incentiva a comprar.

Tal fato ocorre porque há uma tendência do ser humano em se sentir admirado, respeitado e idolatrado.

Sendo assim, nós tendemos a gastar com coisas supérfluas, apenas para fazer com que as pessoas nos admirem.

Como driblar o Efeito Holofote?

Para tentar desativar o Efeito Holofote de nossas vidas precisamos reconhecer que ele está presente e que ele pode te influenciar em nossas decisões.

É necessário aceitar que o efeito existe e, apesar de não podermos eliminar ele de vez do nosso dia a dia, podemos deixar de lado nossas emoções e pensar mais racionalmente.

O Efeito Holofote também pode ser reduzido a partir do momento em que nos distraímos e deixamos de pensar no que as pessoas acharão de nós. Pois provavelmente, só nós estamos preocupados com isso.