O que é o Efeito Halo?

O efeito Halo, criado por Edward Thorndike, psicólogo norte-americano, diz respeito à afirmação de que nosso cérebro, a partir de uma única característica, é capaz de julgar e definir uma pessoa, ou objeto.

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Ou seja, nós, seres humanos, definimos e tiramos conclusões de outras pessoas (ou objeto) apenas com base em um elemento como, por exemplo, a forma de vestir, postura, dentre outros.

Esse efeito nos faz criar estereótipos através de suposições a respeito das características de alguém, por meio de informações que não conhecemos.

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Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre esse efeito, mas ele está diariamente presente em nossas vidas, eu diria que a cada minuto nos deparamos com ele.

Muitos de nós já definimos uma pessoa, pela sua maneira de se vestir, pelos lugares que frequentam, ou, até mesmo, pelas pessoas com quem ela convive.

Pois bem, quantas vezes tiramos alguém como chato por não gostar do mesmo estilo de música que nós, ou das mesmas festas que gostamos, ou por não gostar de futebol, etc.

O inverso também pode acontecer. Podemos definir alguém da melhor maneira possível, como aquela pessoa que gostaríamos muito que fosse nossa amiga, apenas por ela gostar de frequentar os mesmos ambientes que nós.

O que devemos saber, é que, pautar alguém por uma ou outra característica pode trazer, também, consequências negativas na vida profissional, como veremos no último tópico deste artigo.

Como surgiu esse Efeito?

Thorndike formulou essa teoria durante o período da Primeira Guerra Mundial, cujo objetivo era analisar os critérios que os comandantes do exército utilizavam para avaliar seus soldados.

Por meio de suas avaliações, o psicólogo concluiu que era possível notar a presença de correlação entre a aparência do soldado e suas aptidões, nas avaliações feitas.

Neste caso especifico os soldados que eram tidos como mais habilidosos, eram aqueles considerados mais bonitos, onde o contrário também acontecia.

Esse efeito nos faz adquirir simpatia ou antipatia por alguém, apenas identificando um atributo. Tal fato ocorre pelo conjunto de atribuições que surgem por conta desse atributo, e não especificamente por ele.

Esse efeito pode afetar todos os aspectos de nossas vidas, desde a vida pessoal até os negócios.

Por exemplo, essa situação é muito corriqueira no ambiente organizacional. Ora, este fenômeno está muito presente em processos seletivos para ocupar vagas de emprego.

Na maioria dos casos o avaliador tem um breve contato com os candidatos e buscar se atentar ao fato que mais lhe chamou a atenção para tomar sua decisão.

Esse fator, que mais lhe chamou a atenção, vai caracterizar o perfil do candidato, podendo ser algo positivo ou negativo.

As diretrizes do Efeito Halo na vida profissional

É preciso muita atenção com as consequências desse efeito e seus impactos diretos nos resultados de uma empresa.

Já citamos aqui o exemplo de um processo seletivo para preencher uma vaga de emprego, pois bem, a empresa também pode colocar uma pessoa em um cargo de muita responsabilidade superestimando suas qualidades.

Neste caso, a empresa pode, brevemente, perceber que a pessoa não tem o perfil para aquele cargo, porém, esse tempo pode ter sido precioso e lhe custado dinheiro.

O contrário também pode acontecer. Em muitos casos a empresa pode subestimar alguns talentos que se encaixam perfeitamente em determinadas funções.

Portanto, o efeito Halo pode comprometer todo um projeto e o resultado deste, de uma empresa.

Para evitar que esse comprometimento ocorra, deve-se avaliar o profissional que será contratado ou promovido para dado projeto, não se baseando apenas em uma ou outra característica.

Para uma melhor avaliação, a empresa deverá analisar diversas características, tanto comportamentais como técnicos, e desmembrar o perfil do candidato, inclusive na prática, e nos mais diversos cenários.

Só assim, poderá tirar alguma conclusão sobre o perfil de cada pessoa, o que não trará nenhuma certeza, mas ajudará a minimizar os erros.