O que significa Efeito Forer?

O Efeito Forer (ForerEffect), também conhecido como efeito Barnum, é um tipo de viés cognitivo. Ou seja, um episódio psicológico onde o cérebro julga a realidade de forma errônea.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Viés cognitivo se caracteriza quando o cérebro toma decisões a partir de ideias e experiências já vividas, excluindo dessa maneira a avaliação dos fatores de forma racional e imparcial.

Ou seja, são atalhos que o cérebro utiliza para tomar decisões mais rapidamente, porém levando a falhas na racionalidade e interferências no julgamento,

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tal fato, acarreta em um erro no raciocínio lógico, aumentando as chances de tomar decisões erradas.

O Efeito Forer é uma predisposição que os seres humanos têm de achar que descrições generalizadas de personalidade foram feitas especialmente para eles. Por exemplo:

  • Quando lemos sobre uma previsão astrológica e achamos que o que foi dito na previsão só acontecerá com as pessoas do mesmo signo que o nosso;
  • Quando vemos um comercial que fala sobre coisas que estão relacionadas à nossa vida e achamos que o comercial foi feito especificamente para nós;
  • Ou quando tomamos como certo um resultado de testes que fazemos na internet.

O nome Forer é em homenagem ao pesquisador Bertram R. Forer que estudou o caso do showman P. T. Barnum, de onde vem outro nome que também pode ser usado, efeito Barnum.

Barnum dizia “ler” a vida de pessoas as quais ele não conhecia através de comentários generalizados.

Barnum focava em dizer que a pessoa estava passando por problemas em alguma área de sua vida, passando por dificuldades, ou falava sobre traços de personalidade.

O fato é que as pessoas aceitavam isso como se Barnum realmente estivesse lendo a vida delas, quando, na verdade, eram apenas comentários gerais sobre coisas que todas as pessoas passam na vida.

Ora, quem tem alguma dificuldade na vida, seja ela no campo profissional, sentimental, financeiro ou familiar?

Então, o fato de as pessoas aceitarem o que realmente estavam sendo lidos a partir de comentários generalistas, caracterizava o Efeito Forer.

O Efeito Forer e outros vieses

A teoria do Efeito Forer é ainda mais reforçada quando se junta com outros vieses, como por exemplo o viés de confirmação e o viés atencional.

O viés atencional é a predisposição que todos nós temos de decidir onde colocar nossa atenção segundo nossas emoções.

Pois, diferente do que pensamos, não tomamos decisões só com base na racionalidade, mas também levamos em consideração questões emocionais.

Já, o viés de confirmação é um processo psicológico, onde o indivíduo busca por informações que confirmem ainda mais as suas opiniões.

Ou seja, o cérebro forma um raciocínio viesado a partir da coleta de julgamentos que você prediz serem os corretos. Esses julgamentos são guardados pelo cérebro como preferenciais.

Enquanto isso, os pensamentos e ideias contrárias às suas opiniões são descartadas ou mantidas em segundo plano, para que o acesso não seja tão rápido quanto os pensamentos que você acha serem corretos.

A junção desses vieses enfatiza ainda mais o Efeito Forer nas pessoas.

O Efeito Forer e as finanças

Podemos dizer que quase todos os vieses podem afetar as nossas vidas financeiras e, quando se trata do efeito Forer, isso não é diferente.

Tal fato faz com que esse efeito seja muito usado no marketing.

Por exemplo, quando você acredita que um comercial foi feito diretamente para você e que se enquadra perfeitamente em sua vida, temos sinais da presença deste efeito.

Esse comercial te leva a consumir o produto que ele está divulgando, pelo simples fato de você achar que aquela propaganda foi feita especialmente pra você.

Com isso, você acaba comprando coisas que não resolvem o problema pelo qual está passando, levando-o a um consumo excessivo e exacerbado.

Esse fato não acontece uma ou outra vez, basta pensarmos na quantidade de propagandas que presenciamos no nosso dia. Seja na rua, no trabalho, no celular ou na televisão.

Somos bombardeados por marketing onde quer que estejamos.

Então devemos tomar cuidado para que o Efeito Forer não se torne uma coisa recorrente em nossa vida, e nos faça tomar decisões equivocadas.