O que é o Efeito Dunning-Kruger?

O Efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo que trata de um episódio psicológico onde o cérebro julga a realidade de forma errônea.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Viés cognitivo se caracteriza quando o cérebro toma decisões a partir de ideias e experiências já vividas, excluindo dessa maneira a avaliação dos fatores de forma racional e imparcial.

Ou seja, são atalhos que o cérebro utiliza para tomar decisões mais rapidamente, porém levando a falhas na racionalidade e interferências no julgamento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Isso acarreta uma falha no raciocínio lógico, aumentando as chances de tomar decisões erradas.

O Efeito Dunning-Kruger, nome referente aos pesquisadores David Dunning e Justin Kruger, determina nossa capacidade em compreender o quanto sabemos ou não de um assunto.

Dessa maneira os indivíduos que têm pouco conhecimento sobre uma certa questão, acreditam saber mais sobre isso do que os indivíduos mais instruídos.

Exemplos do Efeito Dunning-Kruger

A confiança é inversamente proporcional à capacidade.

Isso faz com que os menos preparados tomem decisões equivocadas sobre o assunto que eles acham que sabem. 

Exemplos:

  • O amigo que vive reclamando sobre as táticas do treinador do time de futebol como se ele fosse especialista no esporte;
  • Uma amiga que critica as roupas de alguém como se ela entendesse tudo de moda;
  • Quando você estuda sobre um assunto, acha que sabe tudo sobre, e a partir disso tem uma ideia e quando vai executá-la, ela não sai como o planejado.

O Efeito Dunning-Kruger se apresenta quando menos sabemos de um assunto e achamos que sabemos mais do que os que realmente entendem.

Nós, seres humanos, sempre tendemos a nos superestimar, nos levando a tomar decisões erradas.

Somos falhos em reconhecer a nossa falta de aptidão e em reconhecer a verdadeira capacidade das outras pessoas.

Além disso, não admitimos nossa falta de capacidade mesmo depois de sermos treinados para tal assunto.

Mas, também, pode acontecer de não sabermos, ou não termos conhecimento sobre a nossa ignorância.

Já os indivíduos realmente capacitados e especialistas em algum tema, por muitas vezes, não acham que sabem tanto quanto aqueles que dizem saber.

Os mais qualificados não têm autoconfiança, e não acham que seus conhecimentos são realmente o suficiente para tal questão. Eles se subestimam.

Essa falta de autoconfiança é chamada de síndrome do impostor.

E, essa síndrome, pode afetar não apenas sua vida profissional, mas também a pessoal.

As pessoas que sofrem dessa síndrome não conseguem comemorar as vitórias alcançadas na vida. Pois acham que não são merecedoras de tal sucesso, ou que não são capazes.

A síndrome do impostor causa o efeito oposto ao Efeito Dunning-Kruger.

Porém, tanto o Efeito Dunning-Kruger, quanto a síndrome do impostor são prejudiciais, pois alteram a forma como enxergamos a nós mesmos.

O Efeito Dunning-Kruger nas finanças

Assim como existem pessoas não qualificadas que se acham experientes em alguns assuntos, também existem pessoas que se dizem entender sobre o mercado financeiro e na verdade não entendem nada.

É o exemplo de um amigo que dá várias dicas sobre investimentos, sem ter nenhum conhecimento ou formação sobre o assunto.

Talvez esse amigo só esteja investindo em certos ativos e repassando as dicas que ouviu ou leu em algum lugar que possa não ser tão confiável.

Isso não quer dizer que ele realmente sabe sobre o que está falando.

Sendo assim, as opiniões que vêm de algumas pessoas devem ser analisadas com cuidado para que elas não nos façam tomar decisões erradas.

Outro fator que pode nos atrapalhar, agora, pensando em nossos investimentos, é quando desenvolvemos um excesso de confiança em relação aos nossos conhecimentos e começamos a agir sozinhos, sem uma ajuda qualificada.

Posto isso, estamos vulneráveis a julgamentos incorretos sobre o conteúdo.

Então, devemos reconhecer nossas limitações para que possamos tomar melhores decisões em nossa vida.