O que é o Efeito do Bicicletário?

Esse efeito diz respeito a um tipo de viés cognitivo em que os seres humanos tendem a dar uma maior atenção a questões pouco relevantes quando comparadas a questões com maior importância.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse efeito, cujo seu termo original em inglês é Bike Shed Effect, acontece, na maior parte das vezes, nas discussões em grupo.

Segundo estudos, o motivo dos seres humanos terem a tendência de optarem pelas discussões de menor relevância, é pelo fato de terem uma maior facilidade de serem compreendidas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Neste caso, as conversas fluem com maior facilidade, pois, como os assuntos são mais fáceis de serem entendidos, todos conseguem ter uma opinião.

É como um encontro entre amigos, onde as pessoas passam grande parte do tempo discutindo suas preferências culinárias, ou estilos de filmes preferidos, ao invés de discutirem sobre melhores investimentos em longo prazo.

Ora, quando o assunto é filme, ou culinária, por exemplo, todos querem opinar, e todos sabem qual é o melhor. Ou seja, o melhor é o que cada um pensa.

Nesses exemplos, não existe uma regra clara, ou um cálculo que você possa apresentar para dizer que o estilo de filme que você mais gosta é o melhor.

Portanto, nestes casos, como já foi dito, cada um tem a sua opinião sobre o melhor.

Sendo assim, quando se trata de investimentos, que é um assunto mais complexo e complicado, grande parte das pessoas não têm muito a opinar.

Ora, determinados assuntos como, por exemplo, os investimentos com maiores rentabilidades no longo prazo, são evitados pela maioria das pessoas, muito devido à sua complexidade.

É importante ressaltar que o efeito bicicletário também é chamado de Lei da Trivialidade.

Veremos, na sequência, como esse efeito funciona, e como ele se aplica no dia a dia das pessoas, trazendo conseqüências para suas finanças.

Como funciona o Efeito Bicicletário?

Primeiramente, devemos ressaltar que este efeito foi desenvolvido ao longo de várias décadas, contudo, foi o professor, historiador, escritor e administrador britânico, Cyril Northcote Parkinson, o primeiro a salientá-lo.

O autor também é conhecido por ser o criador da Lei de Parkinson, segundo a qual, “o trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização”.

Segundo o autor, quando um comitê está pronto para debater sobre um assunto extremamente relevante, se torna mais oportuno que na maior parte do tempo o assunto em questão seja alguma banalidade.

Portanto, é mais propício que os membros do comitê passem grande parte do tempo discutindo sobre a implementação de um bicicletário na empresa, ao invés de tratarem do assunto de maior relevância.

O mesmo exemplo dos amigos discutindo culinária ou estilo de filmes, em que o assunto mais simples se torna mais atrativo pelo fato de todos terem suas opiniões, também recai sobre o bicicletário.

Neste caso, todos têm algo a dizer sobre o bicicletário, que é muito menos relevante do que o assunto que o comitê realmente deveria dar prioridade, porém, é menos complicado.

Pois bem, o fato do assunto em que os membros do comitê realmente deveriam debater ser muito complexo, faz com que estes (membros) passem a maior parte do tempo discutindo sobre o bicicletário.

As consequências do Efeito Bicicletário no cotidiano

O efeito bicicletário, ou lei da trivialidade, está constantemente presente em nosso dia a dia, e em diversas áreas, pois, sempre que há uma discussão esse efeito pode aparecer.

Além disso, ele pode ser muito prejudicial, tanto na produtividade (pensando no dia a dia do trabalho), quanto nas finanças pessoais.

Imaginemos uma reunião de trabalho para discutir um novo projeto de investimento para a empresa.

Muitas vezes, tomando este exemplo, os indivíduos saem da reunião com a certeza de que o assunto realmente importante poderia ter sido resolvido muito mais rápido.

Isso ocorreu porque o foco da reunião foi, por muitas vezes, desviado, e os participantes não se atentaram a debater unicamente o assunto que era relevante.

O novo projeto de investimento para a empresa se tratava de um assunto muito complexo e complicado, onde nem todos os participantes tinham alguma opinião para dar.

Dito isto, outros assuntos atrapalharam o andamento da reunião. Este é um clássico exemplo da presença do efeito do bicicletário ou da Lei da Trivialidade nos negócios do dia a dia.

Contudo, devemos ressaltar que deve haver um cuidado especial com esse efeito, pois ele não nos custa apenas tempo, mas também dinheiro, devido ao tempo de produtividade perdido.