O que é o Efeito de Bandwagon?

Esse efeito é um tipo de viés cognitivo em que o indivíduo toma uma decisão seguida por um grande número de pessoas, ou seja, só faz porque muitas pessoas também fazem.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pelo fato de uma ou muitas pessoas seguirem uma tendência de comportamento, faz com que outra(s) pessoa(s) também sigam, sem serem racionais com a lógica da ação.

O efeito bandwagon também pode ser chamado de efeito adesão, tido como a tendência em que as pessoas têm de se alinhar ou serem influenciadas pelas maiorias.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Essa tendência de conformidade pode ocorrer mesmo quando o indivíduo é contrário a tal opinião.

Ou seja, em muitos casos o indivíduo compra determinado produto mesmo não gostando dele, ou seja, o indivíduo contrariou sua opinião ao comprar o produto apenas porque ele era consumido por muitas pessoas.

Os especialistas definem o efeito bandwagon como “seguir alguém cegamente, sem saber se é a decisão ou o comportamento adequado”.

Portanto, esse efeito nada mais é que uma tendência trabalhada por nossa mente em nos alinharmos as decisões tomadas pela maioria das pessoas.

Ora, imagine você passando as férias em uma pequena cidade do interior, onde só existem duas sorveterias, e você está com muita vontade de tomar um sorvete.

Ao passar pela única avenida da cidade você se depara com uma das sorveterias completamente vazia, enquanto a outra está lotada, com uma fila enorme para comprar.

A tendência é que você opte por ir à sorveteria que tem mais gente, pois, se ela está lotada, é porque deve ser muito melhor.

Esse é um exemplo do efeito bandwagon, que parece fazer todo sentido, mas nem sempre funciona dessa forma. Esse é apenas um simples exemplo dentre várias outras explicações que existem.

Existem explicações muito mais importantes que o exemplo dado e que afetam nosso dia a dia.

Veremos, na sequência, as causas desse efeito e como ele afeta a economia.

Principais Causas

Existem algumas causas pela existência do efeito bandwagon, como por exemplo, o desejo de pertencer ao “time vencedor” e a busca pela sensação de pertencimento.

No primeiro caso, a lógica é de que não tem como várias pessoas que agem de determinada maneira estarem erradas.

Ou seja, nós temos a tendência de acreditar que, quando um grupo grande de pessoas age de determinada forma, eles não podem estar errados.

Já, com relação à busca pela sensação de pertencimento, a nossa tendência é de se adequar ao comportamento da maioria, sem questioná-lo.

Muitas vezes acompanhamos a maioria, presumindo que há uma boa razão para isso, o que pode nos custar caro quando se trata de investimentos.

O Efeito Bandwagon na Economia

Existe uma relação muito forte entre o ato de consumir e o de seguir a maioria e, tal fenômeno passou a ser muito estudado pela economia comportamental e psicologia social.

Há uma tendência muito forte do mercado publicitário em tentar explorar esse efeito.

Ou seja, tentar estimular o consumo do indivíduo perante um produto que ele não tem tanto apreço, pelo fato de que a maioria das pessoas compram.

Vamos usar como exemplo um chocolate orgânico. Neste caso, um indivíduo que não gosta muito desse tipo de chocolate pode acabar comprando, pois muitas pessoas estão consumindo este tipo de produto.

Portanto, o viés do efeito bandwagon pode ser muito útil para os vendedores se suas culturas forem positivas, cultivando os questionamentos positivos dos membros.

Dito isto, devemos ressaltar que os clientes se sentirão mais seguros, sem precisar questionar ou considerar outras opções, consumindo do maior fornecedor do mercado.

Ou seja, quando uma empresa é a maior fornecedora do mercado, é importante que ela use esse marketing a seu favor.

Mas, nos casos das empresas que não são as maiores fornecedoras do mercado, essas podem usar outras estratégias, como tentar mostrar a influência negativa que esse viés cognitivo pode causar em nosso comportamento.