O que é o Efeito da Mera Exposição?

Esse efeito traduz a forma de como passamos a gostar mais das coisas conforme mais somos expostos a ela. Isso se aplica tanto para pessoas como para objetos.

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Todo mundo já deve ter se deparado com um comercial que, num primeiro momento, não chamou a atenção, mas depois de vê-lo várias vezes passou a olhar com bons olhos.

Isso vale tanto para um comercial, uma música, dentre vários outros exemplos que você passou a enxergar com bons olhos apenas depois de muitas propagandas. Esse é o chamado efeito mera exposição.

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Esse efeito constata que as pessoas passam a gostar mais de determinada coisa depois de criar certa familiaridade com essa, ou seja, depois de uma exposição repetida a um estímulo.

Portanto, esse efeito é um tipo de viés cognitivo que determina mentalmente a maneira que somos frequentemente mais expostos a uma imagem, e passamos a nos sentir mais familiarizados com ela.

Quanto maior o tempo de exposição a um objeto, imagem, pessoal, dentre outros, passamos a nos sentir mais familiarizados e desenvolvemos maior afeição por estes.

Mas, como esse viés se sustenta na prática? Como esse efeito se relaciona com meu dia a dia?

Bem, para a maioria das pessoas isso tudo que foi dito até aqui podem passar despercebidos no dia a dia, mas não para as companhias e agentes publicitários.

Esse viés, para as companhias e agentes publicitários, diz respeito a uma importante e valiosa ferramenta de persuasão.

Portanto, os agentes publicitários fazem com que o indivíduo deseje cada vez mais determinados produtos, familiarizando-os com o consumidor, por meio da exposição e propagandas.

Como esse efeito funciona?

Devemos dizer que, uma “ilusão positiva”, é muito importante para o dia a dia das pessoas, e isso não se trata apenas de consumo.

Ora, devemos dizer que passamos a ver uma pessoa fisicamente mais atraente ao nos depararmos com sua personalidade mais agradável. Isso aflora melhores relacionamentos interpessoais.

Podemos citar, como exemplo, o experimento sobre o Efeito Mera Exposição, pelo psicólogo social polonês, naturalizado americano, Robert Zajonc.

Neste experimento, o psicólogo exibiu para os participantes alguns tipos de imagens, como: palavras estrangeiras; rostos de estranhos; ou ideogramas chineses.

Alguns participantes se depararam com essas imagens apenas uma vez, enquanto outras as viram várias vezes.

Após isto, foi solicitado aos participantes que avaliassem as imagens de acordo com quão agradável elas eram.

Os resultados mostraram que as melhores avaliações vieram de participantes que mais vezes tiveram contato com a imagem.

Por outro lado, os participantes que menos gostaram, foram os que tiveram menos, ou apenas um contato com as imagens.

Isso constata que quanto mais as pessoas estão em contato, ou expostas a algum estímulo, mais tendem a se interessar por estes.

A influência do Efeito Mera Exposição nas finanças

Vale lembrar que uma personalidade atraente tem efeito direto ao modo de como enxergamos está fisicamente, contudo, devemos ressaltar que objetos também têm suas personalidades.

As campanhas publicitárias expõem muito bem isso. Elas não são estudadas e desenvolvidas apenas para estimular o consumo, mas sim, para construir uma marca.

Podemos citar como exemplos muito conhecidos a Coca Cola e Apple, dentre vários outros.

Ao se deparar com uma propaganda da Coca Cola, por exemplo, ela não desperta apenas o sentimento de sede, ou vontade de consumir, e sim uma familiaridade com a marca.

Outro exemplo muito claro que desperta a nossa familiaridade é com as luzes de natal.

Quando nos deparamos com a cidade, as lojas, toda enfeitada e cheia de luzes de natal, logo nos vêm outras lembranças, como: ceia de natal, reunião em família, confraternização, compra de presentes, etc.

Portanto, quando nos deparamos com essas luzinhas atreladas a alguns produtos, nos desperta o interesse em consumi-lo, devido ao afeto por elas e as experiências que nos lembramos.

Os sentimentos que são despertados pelas luzinhas de natal e nossa familiaridade por elas estão diretamente relacionados com o Efeito da Mera Exposição.

Portanto, esse sentimento de familiaridade e afeto que é despertado nas pessoas, se torna muito usado pelas companhias e agentes publicitários.

Portanto, o Efeito da Mera Exposição pode sim causar grandes impactos no consumo, pois o indivíduo se torna mais vulnerável a consumir quanto maior a exposição aos comerciais dos produtos.