O que é o Efeito Cascata?

O efeito cascata, no dicionário brasileiro, significa uma série de efeitos, onde um é consequência do outro. Ou seja, um efeito causa outro efeito.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Neste caso, há uma ligação entre todos os eventos da cadeia por um rol de causa e efeito.

O efeito cascata também pode ser chamado de efeito dominó, que diz respeito a um acontecimento capaz de gerar vários acontecimentos semelhantes por tempo indeterminado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Esse efeito consiste em uma espécie de círculo vicioso, onde um acontecimento causa a repetição de uma série de acontecimentos, gerando um efeito sem fim.

A denominação "efeito dominó” nada mais é que uma alusão às peças do próprio jogo que, quando enfileiradas, a queda de uma acaba derrubando todas as outras em sequência.

A expressão teoria dominó, por exemplo, foi muito utilizada pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria, com base na ideia de que se um país caísse, acarretaria na queda de todos os vizinhos.

Apresentaremos na sequência como funciona o efeito cascata, ou efeito dominó, e como ele afeta a economia e o mercado financeiro.

Como funciona o Efeito Cascata?

Para que aconteça o efeito cascata é necessária a ocorrência de um fato que dê origem ao restante dos acontecimentos.

Isso significa que teremos um primeiro fato, que dará sequência a todos os outros acontecimentos.

Esse conceito se aplica tanto para nossa vida pessoal, pois vários acontecimentos podem estar relacionados ao efeito cascata, como em outras várias atividades, dentre elas, na economia e no mercado financeiro.

No mundo dos investimentos não é errado dizer que o conceito de efeito cascata, em muitos casos, é fácil de ser identificado, mas, para isso, é importante haver um monitoramento.

Portanto, essa questão deve ser tratada com muita atenção pelo investidor, pois, ao identificar o ato causador do efeito, esse pode se adiantar ao movimento.

Ao adiantar-se ao movimento, o investidor tem a possibilidade de se proteger e, até mesmo, tornar a situação favorável para si mesmo. Por isso a importância de identificar o gatilho causador do efeito.

Como já foi dito, há diversos segmentos que esse conceito (efeito cascata/dominó) pode estar presente, contudo, apresentaremos, na sequência, os dois mais relevantes para fins deste trabalho.

Efeito Cascata no mercado financeiro

É muito comum que este conceito esteja presente no mercado financeiro. Um ótimo exemplo disso foi o surgimento da pandemia do novo coronavírus, que afetou o Brasil no início de 2020.

Portanto, podemos dizer que o gatilho do efeito cascata foi a descoberta do vírus, que fez surgir a necessidade do isolamento social.

Devido ao isolamento social, as empresas passaram a ter problemas, principalmente relacionados a vendas, pois o consumo ficou muito dependente do ambiente online.

O mercado financeiro e também o patrimônio de vários investidores da Bolsa de Valores foram afetados, por conta dos problemas macroeconômicos e devido à forte desvalorização que muitos ativos sofreram.

O surgimento do vírus acarretou em uma série de fatos que jamais teriam surgido sem um gatilho inicial. Portanto, podemos destacar esses acontecimentos como sintomas do efeito cascata.