O que é o Efeito Barnum?

O efeito Barnum é uma tendência que vem da mente das pessoas em aceitar descrições de personalidades tidas como específicas.

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A princípio pode parecer um pouco confuso, mas, sendo mais claro, esse efeito é percebido quando uma ideia descritiva universal diz respeito a nós.

Um exemplo prático se dá quando entramos na loja e o atendente parece saber exatamente o que precisamos.

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Portanto, esse efeito, também conhecido por efeito Forer, apresenta a tendência mental que o ser humano possui em aceitar narrações generalistas como se tivesse sido feitas para nós.

Essas avaliações são muito genéricas para serem aplicadas a todo mundo, embora pareçam individuais.

É por meio desse efeito que corrobora com a explicação das pessoas em acreditar em astrologia e teste de personalidade.

Esse efeito, ou seu núcleo de propósitos, podem ter uma grande ligação com o marketing, portanto esses vieses cognitivos são utilizados por muitas empresas para incentivar o consumo.

Feita leitura, devemos dizer que esse efeito é uma parcela do conjunto de erros cognitivos cometidos pela mente da humana.

Quando a mente processa informações, ela está exposta a tomar conclusões precipitadas dadas como verdadeiras, já que essas parecem estar corretas inicialmente.

Vamos, na sequência, entender mais a fundo o funcionamento do efeito Barnum, ou efeito Forer.

Como funciona o Efeito Barnum?

Como já foi dito, há um viés cognitivo que acarreta em erros cometidos pelos seres humanos. Esses erros surgem de algumas conclusões equivocadas.

Muitas vezes o ser humano tira conclusões equivocadas por conta das informações recebidas parecerem, em um primeiro momento, verdadeiras.

A denominação advém do primeiro homem a ficar milionário da indústria do entretenimento, o norte-americano Barnum.

O empresário do ramo de entretenimentos ficou milionário nesse, antes dos músicos, cantores e atores, dentre outras carreiras, se tornarem lucrativos como é hoje.

O empresário desenvolvia desempenho, prometendo até ler a vida de pessoas que nunca havia visto.

Barnum muitas vezes falava obviedades para as pessoas, ou utilizava de alguns indícios transmitidos por elas, como um simples sorriso, por exemplo.

As pessoas que eram “lidas” por Barum, acabam se encantando com sua percepção, o que garante sua fama e enriquecimento.

Portanto, o ser humano, em uma ocasião como esta, se convence que está sendo “lido” mesmo frente a afirmações generalistas.

Barnum trabalhava especificamente a mente das pessoas, falando sobre coisas genéricas que pareciam ser ditas exclusivamente para o ouvinte, da mesma maneira que o marketing faz com as campanhas publicitárias.

Como esse efeito interfere na vida financeira?

Muitas pessoas nunca tinham ouvido falar no efeito Barnum, contudo, no marketing, ele já é conhecido há muito tempo.

É por meio desse efeito que as empresas desenvolvem suas propagandas, todas com mensagens generalizadas, que parecem ter sido feitas pensando em você.

Empresas alimentícias, da área da saúde, vestuário, dentre outras, trabalham em suas campanhas publicitárias mostrando justamente o que você precisa ouvir, ou o que está sentindo no momento.

Muitas vezes você só precisa de uma roupa para uma ocasião ou evento, e se depara com a propaganda daquela loja que tem exatamente o que você precisa, e no momento que precisa.

Em alguns casos, você está exausto após um longo dia de trabalho e, ao se deparar com “aquela propaganda” tudo parece fazer sentido. Parece que a propaganda foi feita exclusivamente para você.

Isso não ocorre por acaso. As propagandas são feitas de forma generalizada, para todos, mas pensada e estudada para parecer ter sido feita especialmente para você. Sim! Isso está relacionado ao efeito Barnum.

A consequência disso recai sobre o consumo. Nesse caso a pessoa é incentivada a consumir algo que muitas vezes não precisa, apenas porque a propaganda parecia falar exclusivamente sobre você.

Isso ocorre porque a propaganda fala o que a ouvinte precisa, ou, quer ouvir, incentivando o consumo e mostrando apenas o lado positivo e benéfico trazidos por aquele produto.