O que é Efeito Backfire e como funciona

Efeito Backfire

O que é Efeito Backfire. Significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que é Efeito Backfire?

O Efeito Backfire, ou na tradução livre Efeito Tiro pela culatra, é um termo utilizado para intitular o fato das pessoas, de forma irracional, defenderem suas crenças e convicções, mesmo quando elas estão erradas.

Por exemplo: uma pessoa está tentando realizar uma manobra perigosa com o carro. Nessa manobra a pessoa está tentando estacionar o veículo, mas o lugar é apertado e próximo de uma parede.

Uma segunda pessoa avisa que não vai dar para estacionar o veículo, enquanto o motorista, certo de sua capacidade, não responde e continua a fazer a manobra.

Posteriormente o carro bate na parede gerando prejuízo e arrependimento para o motorista. Isso é um exemplo de Efeito Backfire.

Banner will be placed here

Efeito Backfire na Prática

O Efeito Backfire tem uma semelhança com a condição de teimosia de uma pessoa. Pessoas que são mais teimosas podem contar com um Efeito Backfire mais nítido do que outras.

Como estamos lidando com convicções e até com coisas nas quais as pessoas acreditam que são certas, o fato de discordar ou tentar mostrar que aquilo não faz sentido, ou está errado pode gerar desconforto entre as pessoas.

A questão da teimosia atenua ainda mais o Efeito Backfire devido ao não reconhecimento do erro ou de que a outra pessoa está certa.

O Efeito Backfire tem muito mais a prejudicar as pessoas do que ajudar. Vale destacar que o Efeito Backfire é dado quando se é constatado que o erro foi cometido e a pessoa não reconheceu ele antes, mesmo com avisos.

Existem momentos na vida onde ser teimoso pode ajudar, principalmente quando suas crenças ou ideias fazem sentido e estão corretas.

Mas para isso, a pessoa precisa ter bons fundamentos para conseguir determinar a defesa de sua ideia. 

Efeito Backfire nos investimentos

Ao investir na bolsa de valores as pessoas geralmente se perdem pela dimensão e quantidade de opções.

Só no mercado de ações existem milhares de ações diferentes, se você for ver o mercado de fundos imobiliários, haverá centenas de fundos.

Toda essa quantidade de ativos gera dúvidas e aí podem surgir as crenças e as ideias erradas. Quando isso acontece, mesmo que alguém tente ajudar o novo investidor, o Efeito Backfire pode levantar problemas e prejuízos ao novo investidores.

Mesmo aqueles que têm experiência na bolsa de valores, o Efeito Backfire pode ser muito danoso e prejudicial.

Por isso, para os investimentos e a construção de uma carteira, o Efeito Backfire precisa ser controlado.

Infelizmente no mundo dos investimentos nós todos vamos errar. Mas erra menos, ou menor pior, aqueles que conseguem ouvir e dar o braço a torcer. Por isso, investimentos e Efeito Backfire não combinam.

Desvantagens do Efeito Backfire

Por se tratar de um efeito que é dado em momentos onde o problema realmente existe, o Efeito Backfire naturalmente é uma desvantagem para qualquer pessoa.

O fato aqui é que provavelmente todos os seres humanos compartilham do Efeito Backfire. Uns menos do que outros.

Uma das principais desvantagens do Efeito Backfire está no fato de permanecer errando até o fim.

Vamos supor que um investidor está comprando ações de uma empresa que está em queda. A companhia vem registrando prejuízos, aumentando e endividamento entra em recuperação judicial e o investidor ainda tenta comprar mais ações na tentativa de reduzir o preço médio do seu investimento.

Quando a companhia entra com pedido de falência, todos os recursos são perdidos e a única coisa que resta é a lição referente ao Efeito Backfire.

Observando que a empresa não está indo bem, uma coisa que é sempre mencionada em aulas sobre investimentos é o Stop

Com o Stop, o investidor pode traçar uma estratégia para fugir da ação caso ela esteja dispensada e salvar o máximo de recursos.

Mas às vezes as crenças podem ser elevadas e sobrepor qualquer estratégia um pouco mais consciente. Esse é o efeito nocivo do Efeito Backfire.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE