O que é Efeito Avestruz?

O Efeito Avestruz é um termo utilizado para nomear o fato de pessoas evitarem o contato com notícias ruins.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo: quando a pessoa sabe que a fatura do cartão de crédito será alta no mês, mas ainda sim, quando vê a fatura em sua caixa de correio, evita ver a mesma e deixa para próximo do seu vencimento.

Esse fato de não querer contato com algo que pode lhe trazer arrependimento ou frustração é o Efeito Avestruz.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Efeito Avestruz na Prática

Vamos supor que uma pessoa cometeu um erro em seu trabalho sendo que o horário de serviço está prestes a terminar.

Mesmo sabendo das eventuais consequências do seu erro, a pessoa resolve deixar a situação para o dia seguinte, no intuito de não “prejudicar o dia”.

O fato de prejudicar ou não, teoricamente já ocorreu, uma vez que o erro é conhecido, porém as consequências do equívoco ainda não conhecidas e isso atormenta qualquer um.

Desse modo, o Efeito Avestruz aparece com tudo. Ao invés da pessoa reconhecer e tentar resolver expondo a situação com os demais colegas ou com o seu líder a pessoa resolve deixar para o dia seguinte.

Dependendo do erro, é comum ver pessoas tentando esconder para não arranjar transtornos. Tudo isso na realidade tende a prejudicar mais a pessoa que cometeu os erros do que evitar novos problemas.

Portanto, dá para notar que o Efeito Avestruz tem mais a prejudicar do que beneficiar.

Efeito Avestruz nas finanças

O fato de a pessoa tentar esconder notícias ruins ou não querer encarar as mesmas é algo extremamente complicado, ainda mais quando tratamos de finanças.

O descontrole financeiro pode gerar faturas elevadas, principalmente relacionadas ao cartão de crédito.

Além disso, o consumo desordenado pode gerar mais pendências, influenciando na aquisição de empréstimos.

Tudo isso pode ser interrompido, se a pessoa encarar os problemas e iniciar um processo de organização e controle financeiro.

É claro que a mudança de atitude depende muito da pessoa. O Efeito Avestruz pode trazer muitos malefícios às pessoas e deve ser acompanhada

Caso a pessoa esteja iniciando um comportamento similar, se afastando dos problemas sem os resolvê-los, a pessoa precisará de ajuda.

Desvantagens do Efeito Avestruz

Como estamos lidando com um comportamento quase que irracional, o Efeito Avestruz tem muito a prejudicar as pessoas.

O fato de fugir de problemas ou de tentar evitar, mesmo sabendo que a própria pessoa os causou, é algo complexo.

Dentre os problemas listados existem outras situações que podem prejudicar a pessoa, como é o caso de recebimento e notificações.

Como as notificações judiciais não ocorrem diariamente, ou com recorrência, as pessoas têm a tendência de postergar a abertura do envelope, fato que pode reduzir os dias para responder o processo.

Dependendo da demora, a pessoa pode acabar recebendo mais notificações. Tudo isso tende a prejudicar ainda mais o caso e elevar eventuais cobranças de multa e encargos.

Ou quando a pessoa sabe que está fazendo uma declaração errada (declaração de imposto de renda) e não confere se a mesma foi ou não recebida e processada pela Receita Federal.

A conferência da declaração, principalmente se a mesma foi processada, pode ser feita por meio do código de acesso junto ao site da Receita, mas infelizmente, não são todas as pessoas que fazem esse acompanhamento para identificar se a declaração foi ou não processada.