A elétrica EDP Brasil (ENBR3), do grupo europeu EDP Energias de Portugal, confirmou em assembleia de acionistas nesta sexta-feira a nomeação de um novo presidente-executivo, João Marques da Cruz, que substituirá Miguel Setas à frente da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A mudança no comando da unidade brasileira do grupo vem após Setas ter sido nomeado para uma posição no conselho de administração executivo da EDP em Portugal. Ele estava à frente da EDP Brasil desde 2014.

Cruz, que assume o posto, estava ao longo dos últimos nove anos no conselho executivo da matriz portuguesa.

"O seu mandato será marcado por mais dinamismo em novos negócios com o objetivo de maximizar o valor da companhia para os acionistas, ampliando o potencial da empresa", disse a EDP em nota à Reuters após a nomeação do executivo.

Miguel Setas foi eleito presidente do conselho de administração da EDP Brasil, enquanto João Marques da Cruz será vice-presidente do colegiado, de acordo com ata da assembleia de acionistas realizada nesta sexta-feira.

Setas assumirá ainda "responsabilidade global pela plataforma de redes" da companhia, envolvendo negócios de distribuição e transmissão e com operações em Portugal, Espanha, Brasil e Macau, na China, segundo carta enviada por ele a parceiros de negócios da EDP, vista pela Reuters.

"Expandimo-nos para novos mercados, como foi a transmissão e a geração distribuída. Alargamos a nossa presença geográfica... A EDP Brasil cresceu e vale hoje quatro vezes mais do que quando dispersou o seu capital em bolsa (2005), tendo dobrado de valor só nos últimos cinco anos", escreveu o ex-CEO sobre seus feitos no cargo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A assembleia de acionistas da EDP Brasil também aprovou a nomeação de Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira e Vera Pinto Pereira para vagas no conselho de administração.

A EDP Brasil possui negócios em geração, distribuição, transmissão e comercialização de eletricidade no país.

Resultado da EDP no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado da EDP (ENBR3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 29 de outubro, apresentou um lucro líquido de R$ 299,7 milhões, queda de -15,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da EDP Brasil atingiu R$ 778,8 milhões no 3t20, apresentando retração de -10,2% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da EDP Brasil totalizou 23,3% no 3t20, apresentando crescimento de 0,6 ponto percentual na comparação com o 3t19. 

A Margem líquida da EDP Brasil atingiu 8,7% no 3t20, apresentando retração de -0,3 ponto percentual na comparação com o 3t19.

As ações da EDP (ENBR3) acumulam queda de 1,89% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 13,51% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.