O que é ECM?

ECM é a sigla para Equity Capital Market, termo inglês que significa: Mercado de capitais de ações. No ECM as empresas têm a oportunidade de buscar dinheiro para alavancar seus negócios.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na tentativa de conseguir recursos junto ao mercado, as empresas que têm tal desenho buscam ajuda de instituições financeiras para tal.

Vale destacar também a importância dos fundos Private Equity, além dos investidores anjo. Os dois agentes econômicos possuem importância no ECM.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

ECM na Prática

Ao optar pelo ECM para levantar recursos para a empresa, os interessados terão uma diversidade de mercados para explorar. Desde a própria bolsa de valores, até:

Outro ponto importante está relacionado aos tipos de mercados que o ECM oferece. O primeiro mercado é o primário, onde acontece a oferta inicial da participação societária em troca de recursos.

Vamos supor que existe um investidor que está disposto a entrar na empresa oferecendo a quantia solicitada para comprar a participação.

Essa aquisição acontece no mercado primário. Se o investidor estiver interessado em negociar sua participação com um terceiro investidor, aí estamos lidando com o mercado secundário.

O mercado secundário é o outro mercado e é nele onde os investidores que adquirirem a participação através do mercado primário poderão negociar suas participações com outros investidores.

Benefícios do ECM

O ECM oferece às empresas uma forma eficiente de levantar recursos. Sendo que os valores levantados por meio da ECM são substâncias que podem fazer toda a diferença para uma companhia e seu futuro.

Outro ponto que traz benefícios à empresa que adere ao ECM é a valorização da companhia. 

Como uma das formas de conseguir levantar dinheiro é através da venda de uma fração da participação na empresa para outro investir, a valorização de tal participação pode influenciar  na valorização do negócio como um todo.

Posteriormente a busca pela empresa pode gerar vários benefícios aos sócios e ao próprio negócio.

Se existe a opção de vender parte do negócio, ou vender ele todo, com a valorização das ações, a possibilidade pode se tornar uma realidade.

Inclusive os recursos levantados e a valorização do negócio podem impulsionar ainda mais a empresa dentro do mercado.

Tudo isso tende a gerar ainda mais riquezas aos sócios e aqueles que colaboram com a companhia.

Sem falar que ao contrário de um empréstimo, a empresa que levantou os recursos por meio da ECM, não precisará se preocupar com juros ou encargos.

Desvantagens do ECM

Uma das principais desvantagens está relacionada à burocracia e aos custos para conseguir acessar a ECM.

Na tentativa de conseguir buscar investidores no mercado, os trâmites exigidos pelas instituições financeiras e demais órgãos e agentes são custosos.

Por se tratar de um custo elevado, as empresas podem acabar recuando e não dando continuidade a burocracia para acessar o ECM.

Outro ponto está relacionado ao interesse sobre a companhia. Ao conseguir financiamento junto ao mercado, os investidores se tornam cada vez mais interessados na companhia que a atenção sobre a companhia se torna maior.

Com mais atenção à margem para erros, ou simplesmente para um mau resultado operacional, torna menores e a expectativa cresce sobre o negócio em si.

Se por um lado os recursos provenientes do ECM são relevantes, do outro a responsabilidade com a empresa e sobre os seus negócios se tornam ainda maiores.