O que é EBITDA e como funciona

Ebitda

O que é EBITDA. Significado, conceito, para que serve e como funciona.

O que é EBITDA?

A EBITDA é um indicador utilizado por investidores e analistas para averiguar qual é o estado do resultado antes dos impostos sobre os lucros, depreciação e amortização e resultados financeiros.

EBITDA é uma sigla para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA).

O EBITDA pode ser considerado o indicador que mostra o resultado operacional da empresa, ou o seu resultado verdadeiro.

Como o imposto sobre lucros, amortização, depreciação e o resultado financeiro muitas vezes não está relacionado diretamente com o operacional da empresa, tais valores não são considerados quando é visto a operação em si.

Banner will be placed here

EBITDA na Prática

Vamos supor o seguinte, uma empresa que possui um lucro líquido de 10 mil reais, pode estar registrando um resultado muito melhor do que o apresentado. Ou até pior.

Para identificar o EBITDA, será necessário fazer um cálculo inverso, buscando os números referentes à depreciação, amortização, impostos sobre o lucro e o resultado financeiro.

Os números são:

  • Depreciação e amortização: 10 mil;
  • Impostos sobre o lucro: 5 mil;
  • Resultado Financeiro de (-30 mil).

O cálculo fica assim:

10 mil+10 mil+5 mil+30 mil= 55 mil

Sendo assim, o resultado verdadeiro da companhia é de 55 mil, muito superior aos 10 mil. Mas e se o contrário acontecer?

Por exemplo: na análise a pessoa pode encontrar uma situação muito diferente. A empresa que possui um resultado verdadeiro muito superior ao valor apurado, conta com uma operação muito atraente.

Mas o contrário também pode ocorrer. Então vamos supor que ao invés de -30 mil em resultados financeiros, a empresa tem 30 mil positivos em resultado financeiro.

Desse modo, ao invés de somar os 30 mil, a conta terá a redução de 30 mil em sua fórmula. A conta fica assim:

10 mil+10 mil+5 mil-30 mil= -5 mil

Assim, o resultado verdadeiro foi de -5 mil. Ou seja, a operação da firma não está andando bem. Graças ao resultado financeiro alto, a empresa conseguiu ao final do período registar lucro líquido.

EBITDA e investimentos

Um dos pontos a ser observado em uma ação é a capacidade do negócio em fazer dinheiro. Quando uma firma possui uma operação interessante, registrando bons ganhos o EBITDA precisa ser avaliado.

O lucro líquido é um resultado extremamente importante, mas o EBITDA vai lhe dizer se a companhia tem uma operação boa ou não.

Mesmo empresas com prejuízo, podem ser EBITDA positivo e interessante. Como já foi visto por meio dos cálculos, caso o resultado financeiro seja negativo e com um alto valor negativo, o resultado final da empresa pode ser um prejuízo.

Desse modo, o prejuízo por si só, já afasta vários investidores. Aqueles que vão buscar mais informações, olhando o EBITDA, vão enxergar que o resultado final está sendo prejudicado pelo resultado financeiro.

Um resultado financeiro negativo geralmente está vinculado a uma dívida elevada. Empréstimos, financiamentos e demais tipos de linha de crédito acabam encarecendo qualquer negócio.

A depreciação também é outro fator. Existem várias empresas que possuem valores elevados em seu imobilizado.

Desde maquinários até veículo, móveis e empreendimentos. Tudo isso gera depreciação. Essa despesa pode ser elevada e suficientemente alta para reduzir drasticamente os resultados de uma empresa.

Por isso o EBITDA é um indicador que deve ser avaliado em todas as situações.

Relevância do EBITDA

No estudo de empresas para determinar em qual ação investir, o indicador EBITDA é relevante. Um EBITDA alto pode ajudar muito na tomada de decisão.

A comparação de EBITDA de diferentes empresas do mesmo segmento também pode ajudar na hora de escolher aquela firma que possui uma operação mais interessante.

Em resumo, o EBITDA tem sua importância e deve ser avaliado na hora da análise da empresa.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE

Como Identificar Oportunidades na Bolsa em 60s?

Baixe agora o PDF com os 5 critérios indispensáveis para descobrir as melhores ações para investir.