O que é Early Stage Financing?

Early Stage Financing é um termo inglês que significa financiamento de estágio inicial. Por meio do Early Stage Financing, empresas que estão iniciando seus negócios conseguem financiamento para desenvolver o trabalho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Early Stage Financing é uma forma que as pequenas companhias têm para conseguir levantar recursos para financiar o fluxo de caixa, ou conseguir dinheiro para adquirir máquinas, equipamentos e matéria prima para a empresa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Early Stage Financing na prática

Geralmente, para conseguir financiamento através do Early Stage Financing, os empresários precisam de um negócio atraente e de um plano que faça sentido.

A empresa precisa ter um mínimo de organização e precisa oferecer alguma segurança aos investidores.

Segurança que será limitada pela ideia e capacidade das pessoas que estão no comando. Observando isso tudo, o Early Stage Financing se torna algo factível.

Vale destacar que empresas em fase inicial não possuem fluxo de caixa consolidado e muitas vezes não estão nem vendendo, ou faturando qualquer valor.

Por isso, o Early Stage Financing pode ser tratado como um investimento arriscado para aqueles que estão colocando os recursos na empresa.

Dentro do Early Stage Financing existem dois tipos de rodadas de investimento. Uma é a rodada A e a segunda é a rodada B.

Quando o investimento ocorre na rodada A, isso significa que os valores serão destinados a questões como fluxo de caixa da empresa.

Empresas que se encontram na rodada A, ainda estão fechando negócios e possíveis vendas. Ou seja, o negócio ainda não consegue gerar recursos para sustentar a operação em si.

Já o investimento na rodada B contempla empresas que estão conseguindo se sustentar, mas precisam de mais recursos para ampliar a produção ou contratar mais colaboradores, por exemplo.

Onde conseguir o Early Stage Financing?

Fundos de investimentos são um dos principais investidores de empresas que estão iniciando suas operações e se encontram no Early Stage Financing.

Fundos como os de Venture Capital são os principais financiadores de empresas em fases iniciais de negócio.

Outra forma de conseguir recursos por meio do Early Stage Financing é por meio do investidor anjo.

O investidor anjo é aquele que entra na empresa, como uma parcela do capital social e em troca, injeta uma parcela considerável de recursos.

Com esses valores, os idealizadores do negócio conseguem colocar em prática os projetos referentes à empresa e desenvolver a mesma.

Como o investidor anjo pode acabar adquirindo parcela da empresa, o mesmo também pode ajudar na própria gestão da companhia.

Dependendo do investidor anjo, caso seja um empresário de experiência, pode auxiliar muito no desenvolvimento da companhia.

Ainda existe mais uma forma de conseguir recursos por meio do Early Stage Financing através do Crowdfunding.

O investimento realizado por várias pessoas em uma única empresa também pode ajudar e levantar recursos suficientes para financiar os estágios iniciais da empresa.

Atualmente existem até sites que exploram o Crowdfunding para empresas. Um exemplo de site que faz essa intermediação entre investidores e empresas é o Kria.

No Kria investidores conseguem encontrar boas oportunidades e empresas conseguem recursos.

Diferença entre Seed Money e Early Stage Financing

No Seed Money (ou dinheiro semente) nós estamos tratando de empresas que ainda estão no papel. São companhias que ainda não estão nem estabelecidas.

Já as empresas que estão na fase de buscar Early Stage Financing já estão em funcionamento, mas em questões de vendas ou de produção, as coisas ainda não estão avançadas.

Portanto, para conseguir colocar tudo em prática e em ação, essas empresas precisam de mais recursos e por isso buscam o Early Stage Financing.