Está procurando um lugar para morar mas não sabe o que é melhor, morar de aluguel ou fazer um financiamento de casa ou apartamento? 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Comprar ou alugar um imóvel é a dúvida de muitas pessoas, principalmente quando é preciso recorrer a um financiamento imobiliário para conquistar a casa própria.

Nesse caso, é melhor financiar ou continuar morando de aluguel e investir a diferença?

Mas alugar não é jogar dinheiro fora? Isso é verdade ou até onde é verdade?

Com certeza, a compra ou não de um imóvel próprio é uma das decisões mais importantes tomadas ao longo da vida, já que os custos de ter e manter uma casa, seja ela comprada ou alugada, são altos.

Então, é normal que gere dúvidas entre fazer um financiamento ou consórcio, alugar ou ficar mais um tempo na casa dos pais?

Para tomar a melhor decisão é preciso planejamento e análise de alguns pontos que vão além do valor final de cada alternativa.

Tanto a compra de um imóvel quanto o aluguel tem vantagens e desvantagens, a depender da situação financeira, do momento e dos planos de cada consumidor. 

Para te ajudar a tomar essa decisão tão importante, veja quais os fatores que devem ser considerados para fazer a melhor escolha. 

Vantagens de alugar um imóvel

Alugar um imóvel pode ser vantajoso por alguns motivos pessoais e até financeiros, dependendo de como se lide com o planejamento.

Flexibilidade

A primeira vantagem do aluguel é a flexibilidade, tanto na vida pessoal como em um momento econômico difícil.

Para quem não sabe se vai se estabelecer em determinada cidade ou bairro, um imóvel alugado proporciona a mobilidade de mudar de endereço com mais rapidez e menos burocracia. 

Em momentos econômicos e financeiros de incertezas, o aluguel permite que se busque um local menor para reduzir os custos.

Praticidade

Por mais burocrático que seja o processo de locação, ele ainda é mais simples e rápido do que o de financiamento e compra de uma casa ou um apartamento. 

Valor

Em algumas situações, pagar aluguel pode ser vantajoso, desde que o valor pago seja inferior ao valor que gastaria nas parcelas de financiamento.

Com a diferença, é possível investir e gerar alguma rentabilidade para que esse montante seja usado tanto para a compra de um imóvel ou outras metas e objetivos financeiros que se tenha.

Para quem está em dificuldades financeiras, achar um aluguel mais baixo e que consiga pagar é mais vantajoso do que comprometer boa parte do orçamento com uma parcela de financiamento.  

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Desvantagens do aluguel

Alugar uma casa ou apartamento também tem suas desvantagens, como possíveis transtornos com o proprietário e até mesmo em falta de controle no orçamento que te impedem de guardar dinheiro para outros fins.

Instabilidade

Se por um lado alugar um imóvel traz a sensação de liberdade para mudanças, por outro pode gerar instabilidade, uma vez que o local não é seu de fato.

Existem casos em que o proprietário pode pedir que o locatário deixe a propriedade. Nesse caso, você terá que refazer sua morada em outro local.

Limitações 

Quem mora em um imóvel alugado normalmente tem limitações para fazer mudanças na estrutura e deixar a casa ou apartamento como realmente gostaria. 

Valor que não se transforma em algo real

Morar de aluguel permite que se invista a diferença da parcela de um financiamento para conquistar o sonho da casa própria ou outra meta.

Porém, para quem não tem um bom planejamento, isso pode simplesmente não acontecer.

Nesse caso, você só está "gastando" e não está se comprometendo com seus sonhos e seu futuro financeiro.

Vantagens de um financiamento imobiliário

Comprar uma casa, mesmo que por meio do financiamento imobiliário é vantajoso quando:

  1. Se tem certeza que o imóvel vai ser bem aproveitado pela família;
  2. A parcela não foge muito do que se pagaria em um aluguel;
  3. A parcela do financiamento não compromete seriamente o orçamento;
  4. A família tem o desejo de ter o imóvel próprio.

As vantagens do financiamento imobiliário são grandes quando se está programado para isso.

Além de sair do aluguel, o financiamento permite a compra de um patrimônio sem precisar ter o valor total à vista e com o pagamento das prestações a longo prazo.

Condições facilitadas

O financiamento muitas vezes é a única possibilidade de realizar o sonho da casa própria.

Além de não precisar dispor de todo o valor do imóvel, ele permite o pagamento das prestações em até 35 anos.

Imóvel próprio

A casa própria propicia mais segurança para a família. Como o imóvel que será todo seu poderá construir ou realizar as reformas que quiser. Bem como vender ou alugá-lo, obtendo retorno financeiro.

Possibilidade de liquidação antecipada

Por mais que o financiamento imobiliário permita o parcelamento por longos períodos, isso não significa, necessariamente, que você deva esperar até o final das parcelas.

Dependendo da sua organização e condições financeiras, é possível antecipar as prestações ou até mesmo liquidar o financiamento antes.

Top #1 da Bolsa? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Desvantagens de financiar um imóvel

Apesar de "facilitar" a compra do imóvel, o financiamento também tem algumas desvantagens que podem pesar na hora de escolher financiar ou não um bem.

Por mais que o prazo de pagamento possa ser uma vantagem, ele também é uma desvantagem, uma vez que compromete a renda por muito tempo. Além disso, é difícil prever as condições financeiras no futuro.

Isso sem contar com as altas taxas que fazem com que, ao final do financiamento, você pague muito mais pelo imóvel.

O financiamento imobiliário requer um bom planejamento financeiro. Manter uma reserva de emergência para eventualidades é altamente recomendado.

Taxas de juros altas

Uma desvantagem clara do financiamento de imóveis é o pagamento de juros elevados.

Ao optar por essa modalidade, o investidor gasta mais dinheiro para finalizar a compra do que gastaria em um Consórcio para Comprar um Imóvel ou economizando e investindo para pagar à vista.

Burocracia

As instituições financeiras exigem diversos documentos e comprovantes de renda para aprovar o crédito. Esse processo pode ser um tanto demorado e burocrático.

Além disso, seu Score de crédito conta muito e pessoas com o nome sujo não conseguem aprovação.

Renda comprometida

A taxa de juros e o longo prazo do financiamento fazem com que parte da renda fique comprometida com o pagamento das parcelas.

Alugar para comprar à vista é a melhor opção?

Se você está considerando comprar ou alugar um imóvel já deve ter ouvido que aluguel é como jogar dinheiro fora, já que o valor pago não trará retorno. Porém, essa afirmação não é totalmente verdade. 

Dependendo dos juros praticados pelo mercado, o aluguel pode ser mais vantajoso e funcionar como um meio para adquirir a casa própria em menos tempo do que com um financiamento.

Como o aluguel, geralmente, sai mais barato mensalmente que o financiamento, você investir essa diferença de valor.

Por meio dos investimentos certos é possível rentabilizar seu dinheiro e adquirir uma propriedade própria no futuro.

Então, morar de aluguel e poupar o dinheiro vale mais a pena do que financiar?

Não há uma resposta única. Vai depender muito do seu momento de vida e objetivos.

Alugar algo mais barato agora e juntar dinheiro para comprar a casa própria no futuro pode ser uma boa opção para quem ainda não tem o valor para comprar à vista.

No entanto, nem todas as pessoas possuem essa organização financeira.

​​A ideia defendida pelos consultores financeiros é que o consumidor que se preparou para dar uma entrada de 20% do valor de um imóvel e financiar o restante faça a seguinte troca: 

Em vez de comprar agora, ele aluga um imóvel cuja o aluguel seja de 0,3% a 0,5% do preço da casa ou apartamento. 

Como o valor do aluguel será menor que a parcela de um financiamento, a diferença mais o valor da entrada, é investida.

Dessa forma, poderá juntar o dinheiro para comprar a casa própria no futuro, à vista. 

Pensando assim, o aluguel é uma ferramenta para auxiliar você a ter o seu imóvel próprio mais rápido e mais barato. 

No entanto, especialistas em psicologia financeira acreditam que, embora alugar e investir a diferença seja matematicamente mais favorável, essa opção não se encaixa na realidade de todas as pessoas.

O cidadão comum ainda tem dificuldade de se controlar financeiramente e provavelmente não conseguiria poupar e investir regularmente por tantos anos.

Financiar ou Alugar, o que levar em consideração

A decisão entre comprar ou alugar imóvel é muito particular e deve levar em conta uma série de questões inerentes à vida pessoal que vão além de momentos econômicos.

No entanto, não podemos desconsiderar completamente o fator financeiro.

Para descobrir se é melhor alugar ou alugar, o primeiro passo é buscar informação sobre como está a situação econômica do país, a variação dos preços de aluguéis, as taxas de juros para financiamento de imóveis e quais são as projeções para os próximos meses e anos.

Além disso, quem optar por investir a diferença para no futuro comprar a casa própria, deve avaliar os melhores investimentos e conhecer seu perfil de investidor para que seu dinheiro seja aplicado com sabedoria.

Mais importante que tudo isso é analisar o seu momento de vida e os sonhos da família

Você e sua família têm o sonho da casa própria? É um objetivo relevante? Ter um imóvel próprio é algo que vai trazer mais qualidade e qualidade de vida para vocês?

Avalie desde os seus objetivos profissionais até o tamanho da família e a probabilidade de mudanças futuras.

Para quem pretende passar por transformações importantes a curto prazo, o aluguel pode ser a opção ideal. 

Já para aqueles que têm o objetivo da casa própria, a paz de espírito que possuir um imóvel só seu dinheiro nenhum pode comprar.

Dicas para quem vai financiar a casa própria 

Se você chegou a conclusão de que financiar agora, com a possibilidade de mudar logo para a casa própria é o melhor para sua família, veja algumas dicas para fazer um financiamento imobiliário sem erro:

Quanto maior o valor da entrada, melhor 

Se optar por financiar a casa própria, o ideal é dar o maior valor possível de entrada.

As instituições financeiras exigem, em média, 20% do valor do imóvel de entrada, mas se programe para pagar mais.

Quanto maior a entrada, menor o valor financiado e consequentemente o menor número de parcelas e os juros que terá que pagar. 

Pesquise financiamentos 

Os financiamentos imobiliários são oferecidos por diversas instituições financeiras. Para escolher o melhor banco para financiamento, o lema é pesquisar.

Faça uma simulação de financiamento imobiliário, observando não apenas as taxas de juros, mas o custo efetivo total (CET) e as condições.

Considere o impacto na renda 

Um financiamento é uma dívida longa, por isso, avalie o impacto da parcela na renda da família, de modo que não prejudique demais a qualidade de vida.

A recomendação é nunca comprometer mais de 30% da renda mensal familiar líquida com a prestação da casa própria.

Tente pagar mais rápido 

Tenha como objetivo pagar o financiamento o mais rápido que puder. 

Se possível, procure amortizar a dívida para reduzir o valor. Se for o caso, pode utilizar o FGTS para quitar. 

Dicas para quem vai alugar 

Se você acredita que o aluguel é a melhor opção agora, seja por questões financeiras, de mobilidade ou com o intuito de economizar para comprar a casa própria futuramente, veja algumas dicas para aproveitar bem o dinheiro pago:

Aluguel que caiba no seu bolso

Se optar pelo aluguel, defina um valor que cabe no seu bolso e que não comprometa seu orçamento e seus investimentos.

Especialistas recomendam que os gastos com moradia não ultrapassem 30% do orçamento líquido. Isso inclui aluguel, condomínio, IPTU e despesas com manutenção e limpeza.

Aproveite para investir 

Opte por um aluguel mais baixo, dessa forma, terá mais dinheiro para investir mensalmente.

Essa é a principal vantagem do aluguel, permitir que invista para seu futuro.

Se seu sonho for ter a casa própria, os investimentos são o melhor meio para viabilizar isso.

Caso comprar um imóvel não esteja nos seus planos, os investimentos realizam seus outros sonhos financeiros, como viagens, faculdade dos filhos, aposentadoria, entre outros.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.